Logo CNA

Primeira turma do programa Boas Práticas Agropecuárias é realizada em Santa Cruz do Xingu
Bpa mt 0 179482002015150610571

O BPA é voltado para a cadeia da bovinocultura de corte e visa capacitar trabalhadores e produtores rurais

9 de novembro 2016
Por Senar

Lançado no mês de outubro pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), o programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) já tem uma turma em andamento, no município de Santa Cruz do Xingu.

A turma, com 10 participantes, iniciou no mês passado e será finalizada no início de dezembro. Até agora, já foram realizados quatro módulos de um total de sete.

O BPA é voltado para a cadeia da bovinocultura de corte e visa capacitar trabalhadores e produtores rurais desta cadeia produtiva, tornando os sistemas de produção mais eficientes e rentáveis, além de disponibilizar para o mercado consumidor um alimento seguro e produzido de forma sustentável.

Segundo a analista de Projetos Técnicos do SENAR-MT e responsável pelo programa, Mariana Licursi, o foco são empresas rurais que querem tornar seu sistema de produção mais rentável e competitivo. "Podem participar produtores rurais, gerentes de fazendas e/ou encarregados. A carga horária é de 116 horas, divididos em sete módulos".

Dentro da programação do BPA são abordados temas voltados à gestão econômica e financeira da propriedade, obrigações sociais, trabalhistas, saúde e segurança no trabalho, gestão ambiental, instalações rurais, manejo e bons tratos na produção animal, formação e manejo de pastagens, suplementação alimentar, identificação animal e rastreamento, controle sanitário e manejo reprodutivo.

Segundo o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, o BPA é um programa com a cara do futuro, justamente porque trata os principais assuntos que uma propriedade precisa para ter uma boa governança. "É uma novidade pois alia capacitação e consultoria. Cada módulo trata de um assunto e conta com uma consultoria individual, por propriedade. Ao final, os participantes terão que apresentar os resultados alcançados e conferir assim a evolução que o programa possibilitou em sua propriedade", desta Celidonio.

Para o presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Xingu, Otalécio Januário de Sá, o programa tem tudo para transformar a realidade da pecuária de corte no município. "Santa Cruz do Xingu tem um rebanho de cerca de 112 mil cabeças e muito potencial, mas precisamos fazer da pecuária um negócio rentável e nisso o programa está nos ajudando e abrindo nossa cabeça para novidades".

O Boas Práticas Agropecuárias já está disponível para ser demandado pelos Sindicatos Rurais de Mato Grosso para o próximo ano. Os interessados em participar devem procurar o Sindicato Rural do seu munícipio.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas