Logo CNA

Primeira turma do curso de Gestão de Propriedade Rural recebe certificado nesta sexta
Gestao rural 0 975835002015150611641

O curso visa aprimorar as habilidades gerenciais na administração de fazendas apresentando ferramentas de gestão aplicadas à realidade rural

3 de junho 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) entrega nesta sexta-feira (03.06) o certificado do curso Gestão de Propriedade Rural – Gerente de Fazenda para os 20 participantes da primeira turma. O evento acontece no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica, em Sorriso. O objetivo deste curso é aprimorar as habilidades gerenciais na administração de fazendas apresentando ferramentas de gestão aplicadas à realidade rural.

O presidente do Sistema FAMATO/SENAR, Rui Prado, destaca que este é o primeiro curso de gerente de fazendas do Brasil. "É inédito", ressalta Prado e, acrescenta que o conhecimento não só transforma a vida das pessoas, como contribui para melhorar os relacionamentos. "É preciso aprender sempre, uma nova atividade ou um novo ofício. O SENAR-MT oferece centenas de oportunidades para quem tiver interesse em aprimorar o conhecimento".

Oportunidades não faltam. Para o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica, de Sorriso já tem novas projetos em andamento. O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio anuncia que já tem novas turmas do Curso de Gestão de Propriedade Rural – Gerente de Fazenda programadas. "Vamos começar a ofertar produtos que nem os produtores rurais imaginam que possam precisar".

A qualificação é sempre o assunto em questão. Um dos participantes do curso Gestão de Propriedades Rurais, o gerente de fazenda, Marcos Antonio, Galvan, de 42 anos, conta que uma das principais dificuldades que enfrenta em seu cotidiano é a rotatividade de profissionais, em função da falta de mão de obra qualificada. "Neste curso aprendi técnicas para conversar com o colaborador e fazer com que entenda a necessidade do seu trabalho".

Assim como Galvan, Thiesli Rogoski, de 30 anos, gerente de campo do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), também aprendeu técnicas para incentivar os colaboradores e mostrar a eles a importância da sua função no processo de produção. "Mais que isso, tivemos a oportunidade de ter aulas com professores muito capacitados que nos trouxeram ferramentas importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho no cotidiano".

Da turma de 24 participantes, nove eram mulheres. Marina Piran Severgnini, de 29 anos, é uma delas. Vinda do Rio Grande do Sul há pouco mais de um ano, ela trabalha no setor administrativo de uma fazenda. "Escolhi este curso para agregar conhecimento porque nunca havia trabalhado no setor agropecuário". Ela conta ainda que aprendeu muito. "Liderança foi o assunto que mais gostei. É o tipo de aprendizado que pode ser aproveitado em qualquer setor".

Assim como Marina, o assessor técnico da unidade do IMA, de Sorriso, Aldair Kossmann, de 34 anos optou por fazer parte desta primeira turma do curso de Gestão de Propriedade Rural – Gerente de Fazenda para agregar conhecimento. "Cumpri meu objetivo porque tivemos professores muito competentes. Agregou muito".

CONTEÚDO DO CURSO - O treinamento inclui tanto formação como aperfeiçoamento. É uma qualificação de 80 horas. Ao todo serão oito módulos. Os participantes aprendem desde gestão de serviços mecanizados e de parque de máquinas até a parte de liderança gerencial. Além disso, têm a oportunidade de conhecer melhor o dimensionamento operacional e econômico de sistemas mecanizados, modelos de sistema de gestão agrícola.

O conteúdo deste curso inclui ainda conceitos e práticas do planejamento, controle e análise no gerenciamento das operações mecanizadas de sistemas de produção agrícolas. Noção de gerenciamento contábil e financeiro, direito ambiental, tributário e segurança no trabalho são alguns assuntos tratados durante a qualificação.

Além disso, os participantes ainda terão um módulo inteiro sobre legislação rural que inclui as leis trabalhistas, tributárias e ambientais. Os interessados podem apresentar as demandas aos sindicatos rurais, principais parceiros do SENAR-MT na realização dos treinamentos.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br