Logo CNA

Presidentes da CNA e da Embrapa se reúnem em Brasília
MG 2521

João Martins e Celso Moretti trataram de projetos relacionados ao desenvolvimento da agropecuária no Nordeste

11 de março 2020
Por CNA

Brasília (11/03/2020) – Os presidentes da CNA, João Martins, e da Embrapa, Celso Moretti, se reuniram na quarta (11), em Brasília, para tratar de temas relacionais do desenvolvimento da região Nordeste.

No encontro, João Martins apresentou ações do Sistema CNA/Senar para ampliar o acesso de produtores rurais à gestão e à tecnologia, como o AgroNordeste. O programa, em parceria com o Ministério da Agricultura, vai promover o desenvolvimento da região com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O presidente da CNA destacou que o trabalho da Embrapa voltado para o semiárido brasileiro será a grande revolução da pesquisa agropecuária. “Os produtores rurais no Nordeste estão ávidos por novas tecnologias para tornar a atividade agropecuária cada vez mais competitiva”, declarou.

João Martins reforçou que os técnicos de campo da ATeG do Senar ajudarão os produtores rurais a colocarem em prática as tecnologias geradas a partir de pesquisas da Embrapa para o semiárido brasileiro.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados da primeira fase do projeto Forrageiras para o Semiárido , uma parceria da CNA e Embrapa para avaliar o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas da região.

As entidades vão realizar a segunda fase do projeto para observar a capacidade produtiva das forrageiras que obtiveram melhor desempenho durante a primeira fase. As Unidades de Referência Tecnológica vão receber animais para pastejo e testes de pisoteio, observação da taxa de lotação e verificação da capacidade de rebrota das forrageiras.

Além disso, a CNA solicitou que a Embrapa disponibilize novas variedades melhoradas de forrageiras para essa nova etapa do projeto.

O desenvolvimento do cultivo da palma forrageira para alimentação animal também foi abordado na reunião. A CNA convidou a Embrapa para integrar o grupo de trabalho que atua na elaboração do protótipo de uma máquina colhedora de palma forrageira para otimizar essa etapa do processo produtivo.

Também participaram da reunião o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda; o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi; o chefe de gabinete do Senar, André Sanches; o coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros e supervisora de Relações Institucionais da Embrapa, Danielle Mazzola Leite.



Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas