Logo CNA

Bahia

Presidente do Sistema FAEB/SENAR lança programa "Assistência Técnica" em Irecê

25 de abril 2019

Por: Ascom Sistema FAEB/SENAR

Os produtores rurais do município de Irecê e região passarão a contar com mais uma ação do Sistema FAEB/SENAR para o desenvolvimento das atividades no campo. Na manhã desta quinta-feira (25), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, lançou na cidade o programa “Assistência Técnica”, assinando um convênio com o Sindicato dos Produtores Rurais do município e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, durante a abertura oficial da Exposição Agropecuária da Região de Irecê (Expoagri).

“Esse programa tem uma importância muito grande porque chega com o objetivo de suprir uma carência dos produtores rurais de toda a Bahia. Iremos disponibilizar um técnico especializado para atender e apoiar os produtores nas atividades rurais, levando conhecimento, inovação e tecnologia. Nós, do Sistema FAEB/SENAR, temos a certeza de que com essa assistência técnica e gerencial continuada iremos fortalecer ainda mais o setor agropecuário da região, que tem muito potencial para ser explorado”, destacou Humberto Miranda.

A ideia do programa, que já havia sido apresentado no início do ano em Salvador, é disponibilizar para os sindicatos do interior do estado técnicos qualificados, médico veterinário ou engenheiro agrônomo – a depender da demanda de cada região – para prestar serviço ao homem do campo que faz parte da base sindical.

“É mais uma forma, também, de aumentar nosso leque de serviços ao produtor. A FAEB, o SENAR Bahia e os Sindicatos atuam incansavelmente para ajudar o produtor rural, por isso esse programa é focado para quem faz parte da nossa base”, explicou Miranda.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê, João Gonçalves, “esse novo programa vem atender uma demanda enorme da região. A assistência técnica é fundamental para que as decisões sejam tomadas de forma correta e que os produtores possam fazer a gestão de suas propriedades com conhecimento e orientação. Tenho certeza que os resultados irão ser extremamente positivos. Mais uma vez, a Federação e o SENAR estão saindo na frente na ajuda ao campo”.

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, também participou do lançamento do programa, que, segundo ele, será um marco divisor para o setor agropecuário do município. “Eu quero agradecer ao presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, que vem desenvolvendo um trabalho transformador em nossa região. E agora, com essa assistência técnica gratuita aos associados do Sistema, aqui do território de Irecê, sairemos todos mais fortalecidos. Nossa gestão está à disposição para ajudar”, garantiu o prefeito.

Para o João Gonçalves, secretário de Meio Ambiente de Irecê, o programa será mais uma das assistências prestadas pela FAEB/SENAR que ajudam a desenvolver a agricultura e o bem-estar social dos produtores.

“Vem agregar outros serviços que o sistema já disponibiliza na região, como o Pro-Senar, que é um programa fantástico, que promove uma revolução extraordinária. Os produtores rurais que estão aqui são testemunhas de que os serviços do Sistema FAEB/SENAR têm melhorado a produção, propriedades, ganhos e qualidade de vida”, destacou o secretário.

Os produtores rurais da região ficaram animados com o lançamento do programa. “Nossa grande dificuldade é saber como melhorar a produção. Para isso, precisamos de um técnico para nos atender. E hoje, saio aqui desse evento esperançoso em saber que o novo programa da FAEB e do SENAR Bahia vai ajudar a gente exatamente no que a gente precisa, ter acesso à assistência técnica de qualidade para melhorar nosso trabalho”, comemorou Lucas Oliveira, de Morro do Chapéu.

Magno Dourado, pequeno produtor de leite do município de São Gabriel, na região de Irecê, também está ansioso para ter acesso aos benefícios do programa. “Nossa grande dificuldade é justamente ter acesso à assistência técnica. A gente, que trabalha com leite, sabe que só temos êxito com conhecimento e acompanhamento. Por isso estou muito feliz com esse novo programa do Sistema FAEB/SENAR lançado aqui por Humberto Miranda. Agora, posso afirmar que Irecê será uma das maiores bacias leiteiras da Bahia”, prometeu bastante empolgado.

Também estiveram presentes no evento o gerente regional do Sebrae/BA, Edirlon Souza; o presidente da Associação Pecuária de Irecê, José Renato Costa; o secretário municipal de Agricultura, José Marcelino; Carlos Ribeiro, do Instituto CNA; o palestrante Paulo Suassuna; o prefeito de Boa Vista do Tupim; Elder Lopes, o presidente do Sindicato Rural do município de Piritiba, Edivaldo Souza; secretário de Indústria e Comércio de Irecê, Pedro Sodré, além de José Rentato, tesoureiro do Aprir; José Adailson, secretário de educação da cidade de São Gabriel e Joilson Cerqueira Lima, chefe de gabinete de Piritiba.

Visita Técnica – À tarde, depois do lançamento do programa, o presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, foi conhecer o trabalho de piscicultura desenvolvido pelo produtor Antônio Viana, na Fazenda Lagoinha, que também produz uva para sucos. O produtor comemorou a chegada de mais uma nova ação na região. Ele possui 4,5 hectares de plantação de uva na cidade de João Dourado. “O que estamos buscando junto com o Sistema FAEB/SENAR é qualificação da mão de obra que a região carece, o que dificulta o desenvolvimento dos projetos e no surgimento de novos. O apoio do sistema será de grande importância e a assistência técnica será determinante para o nosso crescimento”, disse.

Matérias Relacionadas