06/12/2016

Presidente do Sistema FAEA/SENAR-AM se reúne com finalistas da etapa nacional do CNA Jovem 2016

Manaus / Amazonas (06/12/2016) - O presidente do Sistema FAEA/SENAR AR-AM, Muni Lourenço, se reuniu na tarde desta segunda-feira, com os três amazonenses que chegaram à final da etapa nacional do programa CNA Jovem 2016 – Liderando o agro. O programa contou com 79 jovens de todo o Brasil, que construíram projetos para propor soluções para os desafios da agropecuária brasileira.

O tecnólogo de pesca Jean Mendes, o engenheiro agrônomo, Rodrigo Guimarães e o empresário Breno Penha representaram o Amazonas, após passarem pela etapa estadual, em julho deste ano, na sede da Federação. Eles foram escolhidos por uma comissão que avaliou os projetos de 11 candidatos.

Na reunião desta segunda-feira, o presidente, Muni Lourenço, a superintendente do SENAR AR-AM, Jeyn’s Alves e o assessor da presidência, Marcos Pinheiro, parabenizaram os jovens líderes por sua participação e atuação durante todo o programa.

“É muito interessante para nós da Federação e para o segmento de agronegócios no Estado, em geral, ter bons líderes. O desempenho de vocês no programa comprovou que vocês são profissionais preparados para liderar no segmento do agronegócio”, destacou Muni Lourenço.

Tanto o presidente, quanto a superintendente, Jeyn’s Alves, ressaltaram o interesse do sistema em aproveitar os projetos apresentados no programa e dar continuidade á parceria com os jovens líderes. “Cada etapa, foi um aprendizado que vocês tiveram e um desafio vencido. O que desejamos é que a ‘chama não se apague’ e que possamos continuar trabalhando juntos. A força do jovem no agro é muito importante para o Sistema e todo o setor”, destacou a superintendente.

Além de falar sobre a experiência no programa, os jovens apresentaram ideias de projetos de inovação que podem contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor agro do Estado. “Com as ideias amadurecidas podemos trazer fortalecimento e envolver mais os jovens nesse segmento que tem um grande potencial a ser desenvolvido no Estado”, avaliou um dos participantes, Jean Mendes.

Depois de serem selecionados entre onze participantes pelos avaliadores do SENAR-AM, eles seguiram para uma rotina de encontros em Brasília, onde puderam desenvolver seu potencial em liderança e aprimorar propostas para o agronegócio de seus municípios e Estado.

“Para mim foi uma experiência única e gratificante porque além de apresentarmos as particularidades do Estado e representar nossos produtores rurais, eu pude representar meu município (Boa Vista do Ramos), mostrar as potencialidades e os planos que podem ser traçados”, comentou o tecnólogo de pesca e instrutor do SENAR-AM, Jean Mendes.

O programa

Os participantes da 2ª edição do CNA Jovem têm entre 22 e 30 anos. Eles representaram 21 estados e o Distrito Federal com seus projetos de liderança aprovados na etapa estadual. O foco do programa é preparar jovens do meio rural de todo o País para impulsionar o setor empresarial rural. Os encontros realizados trataram sobre propósito de liderança, diferencial do líder e empreendedorismo.

A carga horária total do processo de desenvolvimento foi de 224 horas. Os três primeiros colocados, escolhidos democraticamente pelos próprios participantes, foram os representantes dos Estados de Roraima, Rondônia e Rio Grande do Norte. Eles ganharam uma viagem de 12 dias para a Nova Zelândia, em março de 2017, e um curso presencial de inglês.

“Apesar de não termos ficado entre os premiados, nos sentimos bem representados pelos nossos amigos do Norte – Roraima e Rondônia – que venceram. Para nós é importante ver uma região como a nossa, que ainda não tem muita tradição no setor agropecuário se destacar em termos de liderança”, ressaltou Rodrigo.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas - FAEA
faea.org.br/

Áreas de atuação

Empreendedores Familiares Rurais

Veja também