Presidente da CNA participa de lançamento do Anuário da Cachaça 2019
Levantamento foi realizado pelo Ministério da Agricultura
Brasília (29/05/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou do lançamento do Anuário da Cachaça 2019 na terça (28), em Brasília.
Denominado “A Cachaça no Brasil”, o levantamento apresenta dados estatísticos do setor, como quem são os produtores, quantos estabelecimentos existem, quais produtos elaboram e a localização da produção. O estudo inédito foi realizado pelo Ministério da Agricultura.
João Martins destacou que o lançamento é mais um marco na profissionalização do setor. Para ele, o documento proporcionará credibilidade às informações e servirá de base na tomada de decisões.
“É mais um instrumento de suporte e apoio a esse importante segmento da nossa economia”, afirmou na abertura do evento.
Na opinião do diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Carlos Lima, pela primeira vez o setor contará com uma base oficial de dados “robusta” entregue pelo Ministério da Agricultura. A entidade foi parceira no lançamento do Anuário.
“Agora começamos a ter condições de traçar políticas públicas para o setor com conhecimento, sabendo quantos produtores são e onde esses produtores estão localizados”, disse.
O documento indica que existem 1.397 estabelecimentos produtores de cachaça e aguardente no Brasil, distribuídos em 835 municípios de 26 estados. Os produtores das duas bebidas representam quase 22% do total de 6.362 estabelecimentos produtores de bebidas alcoólicas e não alcoólicas registradas no Ministério da Agricultura. A concentração dos estabelecimentos é maior na região Sudeste, sendo Minas Gerais líder em quantidade de produtores.
Evento aconteceu na sede da CNA
Informalidade - Outro alerta importante que o Anuário trouxe indiretamente é sobre a informalidade no segmento. Conforme o Censo Agropecuário do IBGE, existem mais de 11 mil produtores de cachaça no Brasil, porém a maioria não está registrada devidamente.
“Evidenciar esses dados nos ajuda a focar ações no combate à informalidade. O produtor informal está muito limitado nas suas possibilidades de mercado e de crescimento”, destacou o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Carlos Vitor Müller.
O evento também contou com a presença do presidente em exercício do Ibrac, Vicente de Tommaso, do secretário-adjunto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Fernando Mendes, e da presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, Alexsandra Cerqueira.
Para conhecer o Anuário da Cachaça 2019, clique aqui .
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte