Logo CNA

Presidente da CNA debate plano de ação para o Nordeste
IMG 9616

João Martins se reuniu com representantes do Ministério da Agricultura na quarta (5)

5 de junho 2019
Por CNA
Por Senar

Brasília (05/06/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se, na quarta (5), com o assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Basílio Freitas de Souza, e técnicos do órgão para discutir um plano de ação para o desenvolvimento do Nordeste.

“Estamos dispostos a fazer de tudo para que esse projeto dê certo. Precisamos levar tecnologia e assistência técnica ao produtor do Nordeste para desenvolver a região”, afirmou Martins.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) será um dos parceiros da iniciativa, levando Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores da região.

Paulo Eduardo de Melo, da assessoria de Gestão Estratégica do gabinete da ministra Tereza Cristina, fez uma apresentação do plano, que realizará, no primeiro momento, ações diretas em toda a região e posteriormente iniciativas focadas apenas no Semiárido.

“Pretendemos fazer ações coordenadas e com governança para realmente fazer a diferença na vida das pessoas da região”, disse.

Trinta microrregiões serão atendidas no período de três anos e meio, sendo oito em 2019, começando no Cariri Oriental, na Paraíba. A pecuária bovina e caprina será uma das cadeias prioritárias do projeto do Semiárido.

“Esse piloto no Cariri Oriental aumentará a responsabilidade da Federação e do Senar na Paraíba e de todas as entidades do estado para que possamos sentar e ter um pensamento focado no desenvolvimento dessa região que apresenta um grande potencial,” destacou Mário Borba, vice-presidente da CNA e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa).

Francisco Basílio afirmou que a CNA e o Senar são parceiros do plano de ação e vão trabalhar em conjunto com o Ministério.

Os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya, e do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira, o superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi, o coordenador de Assuntos Estratégicos da CNA, Joaci Medeiros, e a assessora técnica da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste do Brasil, Marina Zimmermann, também participaram da reunião.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas