Logo CNA

Pelo 10º ano consecutivo o SENAR-MT recebe certificado de Responsabilidade Social
03 Dez Entrega do pr C3 A Amio de responsabilidade social 10

Ao todo, mais de 50 empresas receberam a certificação

7 de dezembro 2018
Por Senar

Por: SENAR MT

Fonte: SENAR MT

Mais uma vez, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) recebe o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Pelo 10º ano consecutivo, a instituição de ensino rural é premiada pelo trabalho social que faz junto às comunidades rurais. Ao todo, mais de 50 empresas receberam a certificação. O SENAR-MT foi representado, na solenidade, pela coordenadora contábil Jéssica Moraes.

Das 13 edições realizadas pela Assembleia Legislativa, o SENAR-MT conquistou 10 certificações. A conquista se dá em função dos programas e projetos desenvolvidos pela instituição que são voltados para a área social. Para o SENAR-MT, promover socialmente a pessoa do campo significa oferecer oportunidades para a troca de conhecimento, experiência e reflexão crítica. A ideia é fazer com que estas pessoas se conscientizem de seu poder ativo como transformadores da vida em comunidade.

Além dos treinamentos, o SENAR-MT também oferece diversos programas especiais voltados para a área social. Os principais são Equoterapia, Mutirão Rural, SIPAT-SENAR-MT, Inclusão Digital e Cine Senar, Filhos no Campo e Mulheres em Campo. Destes, os mais procurados são o Mutirão Rural que tem o objetivo levar serviços nas áreas de saúde, educação, emissão de documentos pessoais, capacitação e lazer para a comunidade rural.

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, conta que em 2018, o Mutirão Rural foi realizado em mais de 50 municípios e levou cerca de 30 tipos de serviços. "Só em 2018 atendemos mais de 15 mil pessoas neste programa. Ao longo destes 25 anos, o Mutirão Rural já atendeu hum milhão e duzentas mil pessoas".

Já o programa de Equoterapia tem como objetivo apoiar financeiramente, instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente. Criado em 2011 já atendeu mais de cinco mil participantes e o SENAR-MT é parceiros de mais de 20 instituições espalhadas por 16 municípios mato-grossenses.

Para Celidonio, o Certificado de Responsabilidade Social é um reconhecimento importante. "Temos por obrigação desenvolver trabalhos sociais com toda a comunidade do agronegócio. Trabalhamos muito para fazer esse desenvolvimento social. Ser reconhecido nos mostra que estamos no caminho certo".

Certificado - Este prêmio foi criado pela Lei 7.687, de 2002 e tem como objetivo impulsionar a importante discussão sobre a responsabilidade social. O coordenador da Comissão Mista de Responsabilidade Social de Mato Grosso, Sérgio Ricardo Inoui, conta que o Estado é o segundo a criar o prêmio. "O pioneiro foi o Rio Grande do Sul".

Esta foi a 13ª edição do programa que certifica as empresas e instituições que seguem rigorosamente a legislação trabalhista vigente e que colaboram com projetos que visam à valorização social de trabalhadores e da comunidade. Nos 13 anos de existência, mais de 400 empresas e entidades foram certificadas.

De acordo com Inoui, este ano, mais de 50 empresas, instituições e entidades receberam o certificado. Apesar das dificuldades conseguiram aumentar seus investimentos e aplicar na área social. Inoui explica ainda que só recebem o certificado aqueles que de uma forma ou de outra entregam ações sociais para a população. "Não existe nenhuma obrigação, mas as ações destas empresas vão muito além do que a legalidade pede e, isso nos deixa muito felizes".

Fonte: Assessoria de Imprensa

Matérias Relacionadas