Logo CNA

Pecuaristas diversificam produção de queijo com leite de búfala
20160630154016 fileid derivados turma interna 0 405059002015150611381

Foi no curso de Derivados do Leite do SENAR Minas que encontraram a inovação para o negócio

1 de julho 2016
Por Senar

O casal Maria Natalícia Alves Tavares e Gilcilei Mendes Tavares apostou em um tipo de negócio que tem dado certo. Eles montaram no Sítio Barreiro, zona rural de Varginha, região do Sul de Minas, um restaurante onde são oferecidos produtos feitos com a carne de búfala e derivados do leite do animal.

Tudo começou há 30 anos, com os pais de Gilcilei, que fabricavam queijos com o leite de búfala. E, há 10 anos, Natalícia e o marido resolveram ampliar o negócio da família e montaram um restaurante. O empreendimento foi crescendo e eles precisavam agregar valor ao produto - e foi no curso de Derivados do Leite do SENAR Minas que encontraram a inovação para o negócio.

A matéria prima vem da fazenda e é destinada à fabricação dos queijos. No curso, que foi ministrado pela instrutora Maria Inês Marques Pereira, funcionários do restaurante e os proprietários aprenderam muita coisa. “A gente sempre se preocupou em fazer tudo corretamente, mesmo assim o curso deu uma nova visão e mostrou onde precisamos melhorar e investir”, conta Natalícia. Foram 40 horas de curso, entre aulas práticas e teóricas. Todo o treinamento foi feito no Recanto’s Bar, nome do restaurante da família.

Produção de vários tipos de queijo como trança e frescal.

O leite de búfala é mais rico em proteínas, cálcio e gorduras boas. Os queijos feitos com esse leite são diferenciados e na capacitação eles aprenderam a fabricar uma variedade deles: nozinho, frescal, meia cura, provolone e outros. Tudo seguindo sempre as normas técnicas de segurança alimentar, manipulação e de higienização, além da organização e comércio. “O curso ajudou a expandir nossos produtos, foi ótimo”, elogia Natalícia.

A ideia agora é construir uma casa de queijos ao lado do restaurante, que é aberto aos finais de semana e feriados. O número de clientes é muito grande e o carro chefe é o queijo de búfala frito. Segundo Natalícia, após o curso eles fizeram uma mesa de gustação e todos os produtos já foram vendidos.

Além dos pratos típicos mineiros, outra especialidade que atrai os clientes, são as receitas com carne de búfalo. “A variedade de carnes e queijos chama atenção de quem vem até aqui em busca de uma boa comida e um lugar tranquilo. E cada dia conquistamos mais clientes, estamos felizes com os resultados”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas