Logo CNA

Pecuaristas de corte do Tocantins participam de levantamento de custos de produção
Corte araguaina

Técnicos do Projeto Campo Futuro estiveram na segunda (12) na região de Araguaína

12 de agosto 2019
Por CNA

Brasília (12/08/2019) – Produtores rurais de Araguaína (TO) participaram na segunda (12) do levantamento de custos de produção da bovinocultura de corte. A iniciativa é do Projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A coleta de informações foi realizada pelos técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e contou com a presença de produtores rurais e representantes de sindicatos e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Tocantins (Faet).

De acordo com o analista de Custo de Produção de Pecuária de Corte do Cepea, Giovanni Penazzi, o sistema de produção modal da região é de recria e engorda. “A propriedade possui 2.400 hectares, sendo 65% dessa área coberta por pastagem, com alta predominância de capim Brachiaria Marandu”.

Segundo o analista, o produtor de Araguaína trabalha com sublotação das áreas, devido ao regime e sazonalidade das chuvas. “Uma alternativa para os pecuaristas é investir na escala de produção e conservar as forragens, para que consigam suplantar esse déficit de produção que ocorre nos meses de estiagem”.

Os produtores informaram que a propriedade finaliza o ano com media de 0,6 UA (unidade animal) por hectare. “São pecuaristas oportunistas de mercado, que não têm costume de adquirir peso ou categoria fixa de animal. O lote de bezerro corresponde a 70% da compra e o boi magro equivale ao restante. Isso gera no fim do ano uma taxa de desfrute de 39%”.

Um dos gargalos identificados durante o levantamento foi o alto custo com mão de obra, uma vez que a área demanda um quadro de funcionários maior. “Esses custos o produtor não consegue diluir, mas ele consegue se manter na atividade no médio prazo, pois paga o Custo Operacional Total (COT), os desembolsos mais a depreciação”.

O produtor Denis Evangelista da Rocha participou da coleta de informações e afirmou que foi importante para conhecer a realidade dos custos da região e buscar melhorias na atividade. “Apurar os custos de produção é fundamental para termos um rumo na pecuária brasileira”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação