Logo CNA

Participantes do CNA Jovem no Acre realizam visita técnica à fazenda
Lavoura 1 0 407140002015150611771

Estudantes do curso Técnico em Agronegócio, da Rede e-Tec Brasil no SENAR, também fizeram parte do grupo

13 de maio 2016
Por Senar

Com a intenção de reconhecer os principais elementos da economia para analisar o comportamento do mercado agropecuário, cujos resultados deverão auxiliar na tomada de decisões nos negócios rurais, sete integrantes da etapa estadual do Programa CNA Jovem participaram de uma visita técnica à Fazenda Buriti, localizada no município de Capixaba, a 115 quilômetros da capital Rio Branco.

Estudantes do curso Técnico em Agronegócio, da Rede e-Tec Brasil no SENAR, também estiveram presentes no evento. A visita, promovida pelo Sistema FAEAC/SENAR-AC, foi realizada como atividade prática proposta dentro da unidade curricular “Introdução ao Agronegócio”.

O grupo, formado por 16 pessoas no total, conheceu o funcionamento da fazenda, que pertence ao presidente da FAEAC, Assuero Veronez. A propriedade rural é ligada à agricultura e a pecuária, com processos produtivos efetivos e alto grau de gestão. Durante a atividade, os jovens puderam presenciar a vacinação de bovinos; conheceram um sistema produtivo de integração-lavoura-pecuária (ILP) e visitaram tanques de criação de peixes.

Eles também tiveram a oportunidade de aprender “in loco” conceitos de administração rural, sistemas produtivos, sustentabilidade, viabilidade dos negócios e iniciativas sociais e ambientais, além de terem contato com máquinas, implementos e inovações tecnológicas.

O presidente da FAEAC recepcionou os jovens e explicou como funciona o processo produtivo da fazenda

A gestora da fase estadual do CNA Jovem no Acre, Ilcilene da Silva Andrade, considera a visita técnica de grande relevância para o enriquecimento profissional dos jovens. Segundo ela, foi possível observar vários sistemas de produção, processos de gerenciamento, tomadas de decisões e iniciativas empreendedoras. “Importante ressaltar o alto grau de desenvolvimento da Fazenda Buriti, o que possibilitou aos jovens obter uma visão mais ampla sobre o comportamento e perspectivas do agronegócio local”, destaca.

Conhecimentos práticos

Para a participante do CNA Jovem, Raiana Ribeiro, embora tenha sido uma atividade extracurricular, a visita foi de fundamental importância e teve total relação com o programa CNA Jovem, pois trata-se de uma fazenda que trabalha com altíssima tecnologia, que fugiu do modelo tradicional e de alto investimento. “Terminamos o dia com o mesmo espírito que a fazenda nos passou, com aquele espírito de inovação, de determinação, com aquela vontade de fazer diferente e fugir do padrão. Saímos certos que podemos, sim, ser a mudança para o nosso estado e para o nosso país”, declara a advogada.

A aluna do curso Técnico em Agronegócio, do polo Rio Branco, Rocilany Souza, avalia que a experiência trouxe um conjunto de conhecimento no planejamento e gerenciamento em um estabelecimento rural, desde o cultivo de milho, com o avanço da tecnologia, até a administração do negócio. “Acrescentou muito, pois vimos na prática como coordenar, planejar e organizar uma propriedade rural”.

Grupo que participou da visita técnica à Buriti

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas