Logo CNA

Participantes do CNA Jovem nacional conhecem processo legislativo
Palestra

Primeiro encontro do ano acontece até amanhã, em Brasília

23 de março 2019
Por CNA
Por Senar

Brasília (23/03/2019) – O primeiro encontro do ano do CNA Jovem Nacional, que começou na sexta (22), terá como foco apresentar e debater o processo legislativo com os seus participantes. O programa, promovido pelo Sistema CNA/Senar, está na sua 3ª edição e busca desenvolver lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.

A programação começou com uma palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo e uma visita ao Congresso Nacional. Durante a atividade, os jovens aprenderam sobre as funções da Câmara dos Deputados, princípios da instituição e como ocorre a tramitação constitucional, entre outros pontos. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) acompanhou os trabalhos.

Andréa Barbosa recebeu os jovens no Congresso Nacional

“Nesse primeiro encontro, além de conhecer a estrutura física do Legislativo, eles vão exercitar como que é aprovado um Projeto de Lei e aprender todo o trâmite existente até a votação. Queremos que eles vivenciem esse processo na prática”, afirmou a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Andréa Barbosa.

À noite aconteceu a solenidade de abertura, onde os 61 jovens de 21 estados participantes dessa etapa foram apresentados. O grupo assistiu à palestra “No topo do mundo – Conquistando o seu Everest”, com o alpinista Cristiano Müller. Ele foi o 16º brasileiro a escalar o Monte Everest, no Nepal, com 8.848 metros. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, esteve presente no evento.

“Cada um tem o seu Everest. O meu foi escalar a montanha mais alta do mundo. No caso deles, independentemente o objetivo que possam ter, é importante investir em planejamento e executar o projeto de forma profissional. Fazer parte do programa CNA Jovem é um diferencial e com certeza vai levá-los a ter sucesso”, disse Cristiano Müller.

Cristiano Müller

Expectativa – Filha de produtores rurais do oeste catarinense, a engenheira agrônoma e diretora de Turismo no município de Itapiranga (SC), Carine Babick, de 26 anos, espera que a etapa nacional do CNA Jovem permita conhecer os desafios dos outros participantes e como eles poderão ser aplicados nas diferentes realidades brasileiras.

Carine Babick

“Não tem como estimar a importância desse programa. Desde o começo até agora, a evolução que eu percebo em mim é muito boa. Creio que conseguimos influenciar muitas outras pessoas a desenvolver espírito de liderança e a ver os seus potenciais que, às vezes, estavam adormecidos”, declarou.

A médica veterinária Natacha Lüttjohann, de 28 anos, considera o CNA Jovem uma experiência única que possibilita conhecimentos sobre o Agronegócio e o desenvolvimento de relações pessoais, algo fundamental para que eles se tornem líderes regionais.

Natacha Lüttjohann

“Quero criar vínculos com pessoas de outros lugares do Brasil e levar para o Rio Grande do Sul aquilo que ele precisa. Ver experiências novas e o que está faltando no meu estado para que possamos agregar”.

O “mundo do agronegócio” entrou na vida de Enielson Almeida, de 30 anos, quando ele ajudou a administrar uma fazenda no Amapá. Para o arquiteto, participar do programa é uma oportunidade de autoconhecimento e de ser uma pessoa melhor para contribuir com um setor tão importante para o Brasil.

Enielson Almeida

“O CNA Jovem é como um foguete que rapidamente me tirou de uma posição de conforto e me elevou a outro patamar. Agora percebi que não existe um limite, existe sempre um crescimento contínuo na nossa vida”, destacou.

Programação - A programação prossegue hoje (23) com a palestra “Uma visão do futuro da agropecuária”, com o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi. Ao longo do dia também será realizada uma atividade para a priorização e definição dos desafios e o início da oficina sobre Processo Legislativo.

Domingo haverá a continuação dos trabalhos e o fechamento das atividades e orientações da coordenação para os próximos encontros. Durante essa etapa, os participantes irão definir os desafios do Agro que serão trabalhados em grupos com o objetivo de encontrar soluções inovadoras ao longo dessa edição.

Veja mais fotos do evento clicando aqui .

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira e Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas