Logo CNA

Parceria vai capacitar jovens da zona rural de São Luís
Publicacao frango 600x317 0 170263002015150612291

SENAR Maranhão e empresa de alimentos iniciam capacitação em avicultura pelo programa Jovem Aprendiz Rural

1 de março 2016
Por Senar

Vinte estudantes da zona rural de São Luís começam este mês as aulas no programa Jovem Aprendiz Rural. A capacitação é promovida pelo SENAR Maranhão em parceria com a empresa Santa Izabel Alimentos e acontece no turno inverso ao horário escolar. A parceria para a implantação de nova turma foi firmada esta semana em uma reunião entre o superintendente do SENAR, Luiz Figueiredo, a gerente de Formação Profissional Rural (FPR) da entidade, Yolanda Gomes, e a chefe de RH da Santa Izabel, Kercylenne Bruzaca.

A ênfase será nos cursos de avicultura de corte e auxiliar administrativo financeiro com duração de um ano. Esse é o terceiro ano consecutivo da parceria do SENAR Maranhão com a empresa de alimentos para realização do programa Jovem Aprendiz Rural, que já beneficiou jovens moradores dos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

No curso de avicultura, os jovens recebem informações a respeito do manejo sanitário, alimentação, controle e comercialização. Já no curso de auxiliar administrativo financeiro, eles são treinados para atenderem em escritórios.

O programa Jovem Aprendiz Rural foi lançado pelo SENAR para atender as exigências do Governo Federal (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE) no que tange à Lei nº 10, 000/2002 e consiste em preparar jovens para o mercado de trabalho em consonância com as necessidades das empresas que exploram atividades rurais, e os requisitos da legislação em vigor.

Neste caso, o empreendimento é voltado basicamente a adolescente ou jovem de 14 a 24 anos completos e incompletos, preferencialmente, filho de família do trabalhador ou de produtor rural, que tenha concluído ou esteja cursando regularmente o ensino fundamental ou médio, matriculado em curso de aprendizagem com vínculo empregatício caracterizado por contrato de aprendizagem, conforme previsto na legislação.

O SENAR, com este projeto, objetiva realizar a Formação Profissional Rural com metodologia de ensino voltada aos aprendizes, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho. O curso técnico é destinado aos jovens que queiram ingressar em atividades agropastoris, com capacidade para atender a sua comunidade, ganhando um ofício e melhorando a renda de sua família.

Os participantes deste tipo de capacitação recebem aulas teóricas e práticas dentro das instalações da empresa, podendo, ao final do curso, aqueles que melhor se destacar serem contratados para exercer a função como empregada dentro do estabelecimento. Enquanto alunos, eles recebem meio salário mínimo que os mantêm em suas atividades.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MA
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas