Logo CNA

Parceria entre SENAR MINAS e ABCZ é oportunidade para mais capacitações
20160314152517 fileid abcz interna 0 718622002015150612171

A primeira atividade realizada foi o curso de Manejo e Bem Estar Animal

15 de março 2016
Por Senar

O desejo era antigo, mas só a partir de 2015 é que as tentativas deram lugar a certeza na parceria entre ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e SENAR Minas, por meio do Sindicato Rural de Uberaba.

A primeira atividade realizada foi o curso de Manejo e Bem Estar Animal, no final do ano passado. A capacitação teve tamanha aceitação que já chega à segunda turma, e outras duas já estão confirmadas para 2016.

“Tínhamos essa preocupação, mas o departamento do Colégio de Jurados responsável pelos cursos não tem o know-how para realizar as capacitações como gostaríamos de realizar. Já temos um curso renomado para formação de jurados, mas sentíamos falta de outras capacitações para atender um público maior”, explica o coordenador do Colégio de Jurados da ABCZ, Mário Marcio Souza da Costa Moura.

A necessidade deu espaço à união entre ABCZ, SENAR Minas e Sindicato Rural de Uberaba. “A parceria com o SENAR veio a calhar, principalmente, pelo respaldo que a entidade oferece como promotora de cursos e de conhecimento para o agricultor e pecuarista. O SENAR Minas provou que é uma entidade ímpar, que proporciona alta qualidade e custo zero em seus treinamentos e isso estimula os produtores, profissionais e estudantes da área de ciências agrárias a participarem das capacitações”, afirma Mario Márcio.

Chegando aos 82 anos de idade, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu marca a evolução do Zebu e pecuária no Brasil, e mostra com sua gestão e desenvolvimento tecnológico que está cumprindo seu papel social.

Ainda segundo Mário Marcio, a ABCZ possui um espaço organizado para atender os participantes dos cursos realizados pelo SENAR Minas. “A Estância Oreste Prata Tibery Jr tem uma estrutura preparada e moderna, com currais cobertos, piquetes adaptados para realizar os cursos, local para vídeo conferências e aulas teóricas, o que proporciona qualidade e conforto aos participantes”.

Para o gerente regional do SENAR Minas em Uberaba Flávio Henrique Silveira, a parceria atende as demandas da qualificação da mão de obra na pecuária comercial ou para gado de elite.

“Observamos que a cada dia o mercado exige profissionais mais preparados. É o caso da pecuária e também da agricultura, que tem dado saltos de produtividade com genética sempre em ascendência unidos às tecnologias inovadoras que exigem a formação profissional rural constante, e assim tem sido a parceria com ABCZ”, explica. Flávio reforça que os interessados podem procurar a ABCZ ou o Sindicato Rural de Uberaba para se inscreverem nos treinamentos.

“O SENAR Minas oferece centenas de capacitações gratuitas e estamos na expectativa de iniciarmos a primeira turma de Recuperação de Pastagens na metodologia da ABC Cerrado - Agricultura de Baixo Carbono no Cerrado”, acrescenta o gerente.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas