Logo CNA

Parceria do Senar Goiás e da prefeitura de Goiânia incentiva cultivo de hortas nas cidades

10 de outubro 2019
Por CNA

Por: Comunicação Sistema Faeg/Senar

Ao lado do Centro Educacional de Período Integral Chico Mendes, que fica no Conjunto Riviera em Goiânia, uma área abandonada incomodava a professora Denise de Carvalho. No terreno funcionava um posto de saúde que foi desativado. Foi então que ela resolveu procurar uma maneira de tornar o espaço produtivo. Buscou ajuda na prefeitura para poder fazer ali um canteiro de estudos para os 240 alunos do colégio estadual.

Hoje Denise está aprendendo a como fazer o plantio de uma horta. O curso de Agricultura Urbana-Hortas do Senar Goiás em parceria com a prefeitura de Goiânia vai até quarta-feira no Paço Municipal. “Aqui eu aprendi que não podemos plantar sementes direto na terra. O ideal é prepararmos bandejas com substrato. Estou aprendendo também a escolher as melhores hortaliças para plantar, nessa época. A ideia é que nossa horta fique pronta nesse mês. Ela será usada para aulas e na alimentação dos alunos que ficam no colégio o dia todo. O que sobrar nós vamos distribuir para que eles levem para casa”, explicou a professora de ciências.

O Senar Goiás entra com o treinamento e a prefeitura com o material. Fernando Domingues é o instrutor responsável pelas aulas. Ele conta que nessa edição estão participando 12 alunos. “São pessoas da capital e também pequenos proprietários rurais da região metropolitana da cidade. Na segunda-feira tivemos a parte teórica e nesta terça estamos na parte prática. Os participantes estão aprendendo todo o plantio, adubação, controle de pragas, o manejo como um todo. A ideia é estimular o aproveitamento dos espaços ociosos nas cidades e oferecer meios para uma alimentação mais saudável. Para quem tem um terreno maior as técnicas podem ser usadas em uma nova fonte de renda”.

Para fazer os próximos cursos acesse: https://sistemafaeg.com.br/sen ... ou procure o Sindicato Rural da sua região. Mais informações: 62-3412-2700.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Matérias Relacionadas