Logo CNA

Paraíba Agronegócios 2016 aposta em empreendedorismo e inovação no campo
Logo feira convite 01 0 454598002015150101051

5 de setembro 2016
Por CNA

Brasília (05/09/2016) - A edição 2016 da Expofeira Paraíba Agronegócios será realizada em João Pessoa, entre os dias 18 e 25 de setembro. A aposta deste ano é no estímulo ao empreendedorismo rural e a inovação no campo. Meta que se reflete na programação e nos parceiros vinculados ao evento. Senar Paraíba e Sebrae prestarão atendimento ao público com treinamentos e palestras. Empresas de consultoria e produtos agropecuários, além de revendas e concessionárias também estarão presentes.

O evento acontecerá no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo, em João Pessoa e é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca do Estado, em parceria com Faepa-Senar/PB, Sebrae e Banco do Nordeste. Durante os oito dias do evento, o parque deverá acolher 1.700 animais de várias raças e estados brasileiros, entre caprinos, ovinos, bovinos e cães. Além da comercialização de produtos e serviços e animais, os organizadores esperam um público de 15 mil pessoas.

“O Governo do Estado tem compromisso com a feira agropecuária porque esse é um setor responsável por cerca de 30% do PIB da Paraíba ao longo de toda cadeia. Nesse número a gente soma não só a produção no campo, mas também a comercialização de insumos, de veículos, tratores e todos os serviços diretamente ligados ao ambiente rural”, explica o secretário Rômulo Montenegro.

Ainda segundo o secretário, a expectativa para 2016 é superar os R$ 10 milhões em negócios do ano anterior. Para alcançar essa meta, o evento conta ainda com três leilões entre os dias 22 e 24 de setembro. O primeiro será de caprinos e ovinos, promovidos pela Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). No dia 23 será a vez do Leilão de Gado Sindi – Pompeu Borba. Por fim, a Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa) encerra a programação com leilão de gados Gir, Guzerá e Sindi. Um crescimento em relação a 2015, ano de retomada do evento, quando houve apenas um leilão.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Mário Borba, essa é uma oportunidade mostrar à sociedade a importância do setor. “O Brasil já foi dependente da importação de carne, café entre outros itens e hoje é um dos principais exportadores do mundo, um celeiro. Nós também fazemos parte disso. A Paraíba tem um excelente potencial genético de raças caprinas, bovinas, ovinas e esses leilões darão uma mostra disso”, sentenciou.

O evento terá entrada gratuita e pretende atingir a população em geral, além dos produtores e trabalhadores rurais, para fortalecer e divulgar a importância do setor agropecuário na Paraíba. Para esse nicho, alguns atrativos são a praça de alimentação e artesanato, que também servirá de palco para uma diversificada programação cultural. Para a abertura do evento, no dia 18, já estão confirmadas seis atrações, entre grupos musicais, folclóricos e teatrais.

Programação - Durante a Paraíba Agronegócios 2016 haverá a IV Exposição Nacional de Cabras Leiteiras, que ocorrerá ao longo dos oito dias do evento, além do IV Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador, entre os dias 22 e 24 de setembro. A Paraíba Agronegócios 2016 também vai sediar III Copa Paraíba – Competição de Cães Agility, cujas apresentações já começam no dia 18 de setembro.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba vai oferecer palestras sobre apicultura, inseminação artificial de bovinos e manejo de solo. Além de orientação sobre o programa Negócio Certo Rural. Entre as atividades propostas pelo Sebrae estão palestras sobre Crédito Rural, cooperativismo e o uso e softwares na gestão de propriedades leiteiras.

SERVIÇO
O que: Expofeira Paraíba Agronegócios 2016
Quando: 18 a 25 de setembro
Onde: Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo – Cristo (João Pessoa/PB)
Quem: Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Sedap-PB), em parceria com Faepa/Senar-PB, Sebrae, Banco do Nordeste do Brasil.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073 / (83) 99928-0819
facebook.com/paraibaagronegocios
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas