Logo CNA

Para liderar é preciso ser estratégico e compartilhar decisões
Img 2732 w 0 70427900 1515061045

O assunto é tema do 4 encontro da Academia da Liderança do Sistema FAMATO/SENAR que acontece esta semana em Brasília

28 de novembro 2016
Por Senar

Para 32 dirigentes sindicais de Mato Grosso o segundo semestre deste ano foi preenchido com muito conhecimento sobre como melhorar o desempenho e se tornar um líder melhor. Ao longo de três encontros, os participantes aprenderam como funciona o sistema sindical brasileiro e as ferramentas de gestão para alto desempenho, entre outras questões importantes para formação de um líder. As atividades são desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e fazem parte do programa Academia da Liderança da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (FAMATO) que realiza esta semana, em Brasília, o quarto e último encontro do programa, que tratará sobre pensamento estratégico para líderes.

De acordo com a instrutora do SENAR-MT que ministra o treinamento, Cinthya Fior, um líder precisa ter estratégia e compartilhar as ações se quiser ter apoio nas suas decisões. “O que vemos, muitas vezes, é que os dirigentes sindicais têm muita vontade de fazer as coisas, mas querem fazer sozinhos. Ou quando se reúnem com as pessoas não têm uma estratégia clara ou uma ferramenta para fazer com que as decisões sejam compartilhadas e tenham mais apoio. Por isso, o que estamos fazendo nesse quarto encontro é mostrar que quando você compartilha a forma de fazer você tem mais apoio, as pessoas compram sua ideia, se sentem comprometidas com aquilo. Afinal, fazer em conjunto com pensamento estratégico e depois pensar nas estratégias e nos projetos que se vai implantar é muito importante. Eu sempre friso para eles uma frase do Peter Drucker, pai da administração moderna, que diz ‘Se você não tem uma estratégia, provavelmente você vai estar na estratégia dos outros’”, afirma.

Cinthya Fior, instrutora do SENAR-MT.

A Academia da Liderança visa formar e fortalecer as lideranças sindicais como agentes de mudança para que tenham um papel ativo em suas comunidades, além de apresentar competências, habilidades, atitudes e valores importantes para a atuação do líder sindical e contribuir para o desenvolvimento social do agronegócio.

“A Academia busca melhorar o nível dos nossos líderes para tornar nossos sindicatos mais fortes, pois tendo uma base sólida, teremos uma Federação cada vez mais forte”, destaca o diretor de Relações Institucionais da FAMATO, Rogério Romanini. Esta edição do programa tem um diferencial em relação às anteriores, é a análise de perfil (PAT). “É um direcionamento para que os participantes possam alcançar seus objetivos de forma mais rápida. Por exemplo, se você está numa função, as diretrizes do PAT vão indicar se você estaria melhor e rendendo mais em outra função. O objetivo é casar a função com o perfil profissional. Tem dado certo, eles têm gostado muito. Estamos investindo muito para termos um Sistema cada vez mais forte“, ressalta Romanini.

Diretor de Relações Institucionais da FAMATO, Rogério Romanini.

O produtor rural e diretor administrativo-financeiro do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanello Nogueira, destaca a importância de um programa como esse para o setor sindical rural do estado. “O programa é importante para levar desenvolvimento interpessoal e ferramentas que agreguem mais valor ao sindicato rural, fazendo com o que o produtor participe cada vez mais do sindicato, se interesse mais e fortaleça cada vez mais o Sistema FAMATO/SENAR.” Nogueira destaca como o conteúdo ministrado ao longo da capacitação vai ajudar no seu dia a dia. “Vai ajudar muito nas negociações, na relação com os associados, com a diretoria e com os demais dirigentes sindicais, além de contribuir com a elaboração de reuniões e das metas a serem alcançadas pelo sindicato. A FAMATO está de parabéns por nós proporcionar isso, que com certeza vai fortalecer o sistema sindical e o agro."

Diretor administrativo-financeiro do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanello Nogueira.

A programação do quarto encontro da Academia de Liderança da FAMATO segue nesta terça-feira (29), na sede do Sistema CNA/SENAR, com palestras e entrega de certificados e, depois, os participantes farão um city tour para conhecer os pontos turísticos da capital.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br

Matérias Relacionadas