Logo CNA

“Palmas para Minas” será lançado na Expomontes
Palma wendi 0 052398002015150609121

SENAR Minas fará a capacitação de técnicos e orientação dos produtores sobre o uso da palma como alternativa para alimentação do gado

29 de junho 2017
Por Senar

Um grupo de entidades mineiras está somando forças para criar alternativas e potencializar a pecuária no semiárido do estado. Está marcado para 30 de junho, em Montes Claros, o lançamento do programa Palmas para Minas que visa disseminar a palma forrageira nas regiões Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e parte do Rio Doce, como mais uma alternativa de alimentação do rebanho. O termo de cooperação para o começo das pesquisas será assinado por 15 instituições parceiras, durante a solenidade de abertura da 43ª Expomontes, no Parque de Exposições de Montes Claros.

Segundo o analista de agronegócios da FAEMG, Caio Coimbra, a palma forrageira – já usada em vários estados do Nordeste brasileiro na alimentação do rebanho – é tolerante à seca: “Ela poderá ser usada em grande percentual para substituir o milho na alimentação do rebanho, com menor dependência da oferta dos grãos e redução do custo de produção. Assim, os pecuaristas terão condições de se manter na atividade, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida”.

Etapas

Segundo Caio Coimbra, as primeiras ações do Programa terão início imediato, com estudo e desenvolvimento de matrizes mais adequadas às especificidades de cada região. As mudas serão cultivadas em viveiros do programa e disponibilizadas para pecuaristas e para produtores que atuarão como multiplicadores das cultivares. A expectativa é que a comercialização tenha início em aproximadamente dois anos.

“O SENAR Minas fará a capacitação de técnicos e orientação dos produtores para disseminação da tecnologia. Estão previstas palestras, seminários e dias de campo em diversos municípios da região divulgando as vantagens da cultura e como participar do programa Palmas para Minas”.

Entidades parceiras

Codevasf, Comitê Bacia Verde Grande, Emater, Embrapa, Epamig, FAEMG, Fundetec, Instituto Federal do Norte de Minas, Sebrae, SENAR MINAS, Sicoob Credinor – Montes Claros, UFVJM, UFMG, UFSJ e Unimontes.

Sobre a Palma forrageira

A palma é uma cactácea originada no semiárido do continente americano, principalmente no México. A planta é cultivada para produção de forragem, de cosméticos, de frutos e da cochonilha (inseto que libera o corante carmim), entre outros.

Vantagens

Em relação ao milho e ao capim, a palma se destaca por ser um alimento de baixo teor de fibras, alto índice de nutriente digestivo, rico em água, excelente resistência à seca e baixo investimento.

Palma Forrageira no Brasil

Foi introduzida no semiárido nordestino para a produção de corante carmim, no final do século XIX.

Durante a grande seca de 1932 foi descoberta como alternativa forrageira. Nesse período o governo federal implantou o primeiro programa de incentivo ao uso.

Estudos mais aprofundados, visando ao melhor aproveitamento da espécie, só começaram a partir da década de 1950.

Outra grande seca, ocorrida entre 1979 e 1983, consolidou o espaço da palma no semiárido nordestino e vários estudos sobre a espécie foram iniciados.

A produção atual no Nordeste ultrapassa 500 mil hectares. Está concentrada em Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Norte da Bahia.

Duas espécies são cultivadas em larga escala: Opuntia ficus-indica, que possui as cultivares gigante e redonda, e Nopalea cochenilifera, que possui as cultivares miúda e doce. A gigante é a mais comum no semiárido nordestino, devido à sua rusticidade.

Semiárido mineiro

85 municípios do norte e Vale do Jequitinhonha
Mais 1,2 milhão de habitantes
Mais de 40% vive na zona rural

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas