29/11/2019

Paisagens Rurais capacita técnicos de campo para atender produtores do Cerrado

Turma capacitada em Goiás

Brasília (29/11/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está preparando 60 novos técnicos de campo que vão atuar no projeto Paisagens Rurais. Até junho de 2020 a iniciativa vai atender quatro mil produtores em sete estados do bioma Cerrado.

O Paisagens Rurais é uma iniciativa financiada pelo Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês), com recursos gerenciados pelo Banco Mundial, coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento (Mapa). Tem como parceiros a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Senar, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Embrapa. 

“O treinamento dos técnicos é sobre a metodologia de assistência técnica e gerencial do Senar e também sobre a metodologia ISA - Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas”, afirmou o assessor técnico da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Diego da Costa, que acompanhou o curso em Goiás.

A gestão integrada da paisagem do Cerrado será o foco do projeto, que irá preparar o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivá-lo a adotar tecnologias de baixa emissão de carbono como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas.

Em novembro o Senar promoveu turmas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. Em dezembro será com técnicos da Bahia, Maranhão e Tocantins.

“Após as capacitações, eles irão a campo identificar e mobilizar produtores para receber assistência técnica e gerencial gratuita pelo projeto com foco em recuperação ambiental produtiva“ ressaltou Costa.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Rafael Costa
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Veja também