Logo CNA

Pacote do setor de leite da UE poderá ser prorrogado para além de 2020
Leite 54 0 28477600 1515009871

3 de fevereiro 2017
Por CNA

Por: Milk Point

Os ministros da União Europeia (UE) apoiaram a ideia de estender o pacote do setor de leite para além de 2020, destacando que ele ajuda a melhorar o posicionamento dos produtores na cadeia de alimentos. O pacote foca no fortalecimento das relações contratuais entre produtores e processadores, a fim de melhorar a fraca posição dos produtores na cadeia e permitir-lhes obter um melhor retorno do mercado.

O mercado leiteiro da UE melhorou desde a pior da crise no ano passado. Os preços do leite vêm aumentando desde agosto de 2016, principalmente devido ao aumento da procura da China e dos EUA, bem como às medidas tomadas pela Comissão Europeia desde junho de 2016. Porém, algumas cooperativas agrícolas da EU pediram à Comissão e aos ministros da UE que se mantenham vigilantes, pois os mercados ainda estão frágeis, levando um tempo para que os produtores recuperem seu fluxo de caixa.

O vice-presidente da Copa (uma das cooperativas), Henri Brichart, disse: "Recentemente, os produtores de leite têm sofrido muito e os contratos sob o pacote ajudam a reduzir o impacto da volatilidade do mercado, dando aos produtores alguma previsibilidade". A União Nacional dos Produtores Rurais também disse que o pacote de leite da UE deve continuar após 2020.

Matérias Relacionadas