Logo CNA

Organizar o produtor é fundamental para fortalecer a agropecuária do País, diz presidente da CNA
End7504 0 411748002015150594501

26 de julho 2016
Por CNA

Brasília – (26/07/2016) – Uma radiografia dos primeiros 12 meses de funcionamento da Comissão Nacional de Hortaliças da CNA e Flores foi o tema da conversa entre o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o presidente da Comissão, Renato Augusto Abdo, em encontro realizado nesta terça-feira (26/07), na sede da Confederação, em Brasília. João Martins destacou que “sem organizar o produtor, indicando-lhe as ferramentas necessárias para difundir tecnologia e práticas racionais de plantio, não será possível racionalizar a produção”.

O presidente da CNA acrescentou ainda que “a casa está aberta para atender as demandas dos produtores de hortaliças e flores, grandes geradores de emprego e renda”. A Comissão Nacional de Hortaliças e Flores fará nesta quarta-feira reunião de trabalho, quando será analisado o documento “Mapeamento e Quantificação da Cadeia Produtiva das Flores e Plantas Ornamentais no Brasil”.

Segundo explicou Renato Abdo, o levantamento representa o “passo inicial para a CNA e a Comissão conhecerem melhor as carências desses segmentos”. E, a partir desse diagnóstico, definir políticas de apoio e fortalecimento dos produtores em todo o território nacional. O presidente da CNA lembrou que a entidade tem como foco e prioridade atender aos pequenos e médios produtores rurais, dando-lhes suporte e informações técnicas capazes de melhorar cada vez mais as cadeias produtivas de suas atividades. Nesse sentido, disse Abdo, é fundamental o levantamento sobre a situação geral do setor, “os dados disponíveis são muito dispersos e diversificados”. O setor de floricultura emprega 190 mil trabalhadores, segundo dados da CNA.

Um importante passo para conhecer a realidade da horticultura no país, segundo o presidente da Comissão, foi a criação do Instituto Brasileiro de Horticultura. Para melhor entender as demandas do segmento, destacou Abdo, os integrantes da Comissão farão reuniões em federações estaduais de agricultura e pecuária. A iniciativa, com a participação de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), pretende reforçar os laços com os representantes da cadeia produtiva e obter informações junto às lideranças sindicais e produtores rurais. Do encontro participaram ainda o vice-presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Manoel José Gonçalves de Oliveira, e o Superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas