Logo CNA

Obras do Centro de Excelência em Fruticultura começam em Março
Foto centro materia 0 463839002015150612471

A sede será construída no município de Juazeiro

26 de janeiro 2016
Por Senar

Com objetivo de começar a funcionar ainda em 2016, o Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no município de Juazeiro, na Bahia, será uma referência para todo o país. No total serão nove centros espalhados nas principais regiões do Brasil atendendo as principais cadeias do país. “O objetivo é que esses centros se tornem polos de geração e disseminação de conhecimento de ponta, norteando as ações dos produtores brasileiros”, explicou João Martins, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB/SENAR.

O chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento do SENAR Brasil, Luís Tadeu Prudente, acrescentou ainda que “o centro de Juazeiro poderá abrigar todas as atividades oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, como os cursos EaD, presenciais e, inclusive, a Faculdade CNA futuramente”, pontuou.

Na segunda-feira, 25/01, João Martins assinou todas as plantas do projeto executivo de arquitetura e engenharia do Centro de Fruticultura. A previsão é que no dia 15 de fevereiro seja lançado o edital de licitação para contratação da construtora responsável pela obra. “Após ocorrida a etapa legal para elaboração e análise das propostas, se dará o início da obra, previsto para final de março. O prazo de execução da obra é de oito meses”, explanou Raquel Coutinho, engenheira responsável pelo projeto.

O arquiteto e urbanista Ricardo Lemos, acrescentou ainda que o Centro é composto por blocos independentes, mas que trabalham interligados. “É um projeto padrão e modular que pode ser implantado em diversas situações e depois expandido, caso necessário. Vale ressaltar o cuidado com o meio ambiente, como o reaproveitamento de uso da água, uso de fontes de energia alternativas – como solar e eólica – todo o esgoto vai ser tratado antes de ser despejado na rede coletora, enfim, será uma estrutura moderna e sustentável”, garantiu.
A superintendente do SENAR Bahia, Carine Magalhães, ressaltou ainda que “o centro irá contribuir para que a instituição continue provendo a capacitação profissional no estado, além, claro, de suprir todo o país com conhecimento técnico e prático na fruticultura, conforme esperado. Certamente será um grande um grande diferencial para a produção baiana e brasileira, que terá à disposição tecnologia de ponta no polo fruticultor”.

Assessoria de Comunicação do SENAR/BA
http://faeb.org.br/

Matérias Relacionadas