Logo CNA

Novas lideranças do agro brasileiro são premiadas pelo CNA Jovem
X5 M8147

Último encontro da etapa nacional teve palestras e atividades neste final de semana

3 de julho 2019
Por CNA

Brasília (07/07/2019) – Os três jovens com melhor potencial de liderança e o grupo vencedor do CNA Jovem 2019 foram conhecidos no domingo (07), durante o último encontro da etapa nacional do programa. As atividades aconteceram no final de semana, na sede da CNA, em Brasília.

Carine Babick, de Santa Catarina; Paula Hofmeister, do Rio Grande do Sul; e Pedro Correia, do Rio de Janeiro; foram os ganhadores individuais. O grupo vencedor, formado por 10 jovens de diferentes estados, apresentou o projeto “Sustentar.e: conectando experiências”.

O trio vencedor foi eleito por uma comissão formada por técnicos da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Já os grupos foram avaliados por uma banca composta pelo diretor-geral da Faculdade CNA, André Sanches; pela superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra; pelo assessor técnico do DEPPS, Rafael Nascimento da Costa; e pelo especialista em Gestão de Projetos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Pedro Cavalcante.

Andréa Barbosa

“Tivemos um grupo diferenciado e que demonstrou um crescimento muito grande desde o primeiro encontro. Essa terceira edição é marcante pela qualidade técnica e pelo perfil de liderança dos participantes”, afirmou a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Andréa Barbosa.

Vencedores - Ao todo, 61 candidatos de 21 estados participaram da 3ª edição do CNA Jovem. O programa tem como objetivo formar e preparar lideranças para os desafios do setor agropecuário brasileiro.

Os jovens passaram por quatro meses de atividades intensas e quatro encontros presenciais durante o CNA Jovem 2019.

Além de avaliações individuais, eles foram divididos em seis grupos conforme os desafios para o setor priorizados no início da etapa nacional.

Carine Babick

“É muita emoção e responsabilidade. Os desafios são continuar a plataforma Sustentar.e, projeto que desenvolvemos em grupo, e comunicar o Agro da melhor maneira possível”, disse Carine Babick.

Paula Hofmeister

“Agora é colocar o nosso desafio em prática e poder difundir as ações boas do agronegócio, desmistificar alguns mitos ambientais, trabalhistas e de desmatamento. O nosso legado é que temos que nos unir e trabalhar em prol do agronegócio, que é muito bom e tem muita coisa para mostrar e ser apresentada para o mundo”, declarou Paula Paiva Hofmeister.

Pedro Correia

“Líderes não são descobertos ao acaso, eles são construídos, e essa construção é possível de ser transmitida para outras pessoas que não enxergam esse poder em sí mesmas. Esse programa é de lideranças, mas muito mais do que isso, ensina a gente a acreditar na gente mesmo”, afirmou Pedro Correia.

Renato Peixoto, do Ceará, foi um dos integrantes do grupo vencedor com o projeto “Sustentar.e: conectando experiências”. A iniciativa pretende valorizar os produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

“É uma satisfação enorme, mas melhor ainda vai ser ver essa iniciativa poder beneficiar o produtor rural, que terá os seus produtos sendo reconhecidos pela sustentabilidade que é tão preconizada hoje em dia”, destacou ele.

Renato Peixoto (calça branca) com o grupo vencedor

Como prêmio, os três jovens ganharam uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, em novembro. Já o grupo vencedor participará do Congresso Internacional de Lideranças Jovens do Agro, em outubro, em São Paulo.

Palestrantes – A programação teve dois palestrantes nacionais durante o encontro: o professor de criatividade Murilo Gun e o professor e consultor especialista em liderança, Daniel Orlean.

Murilo Gun

Murilo falou sobre criatividade para soluções de problemas e destacou a importância do contato com outros segmentos para buscar ideias e soluções que possam ser aplicadas no agro.

“O segredo é a Rede CNA Jovem para conectar pessoas. Apesar de ser um programa intenso, com vários encontros, o desafio é gigante e não vai ser resolvido só num processo e, sim, com a continuidade e os participantes se conectando e fazendo acontecer as coisas”, disse.

Daniel Orlean

O tema da palestra de Daniel Orlean foi “Projetos Colaborativos: da decolagem ao voo de Cruzeiro”. Ele deu dicas sobre a execução de projetos e as mudanças que acontecem ao longo do processo.

“Quem souber melhor identificar que o caminho precisa ser corrigido é que vai ser mais bem-sucedido, porque uma parte muito pequena é a ideia e costuma ser a parte que a gente mais valoriza. Grande parte do resultado está numa execução feita por pessoas preparadas e abertas para mudanças”, afirmou ele.

No domingo também aconteceu uma apresentação sobre a Rede CNA Jovem. O encerramento do encontro foi feito pelo diretor-geral da Faculdade CNA, André Sanches.

Participantes do CNA Jovem 2019

Confira todas as fotos do encontro aqui .

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas