Logo CNA

Norte de Minas é a primeira região a capacitar no Projeto ABC Cerrado no estado
Abc moc e icarai 022 w 0 863909002015150611221

Produtores de gado de leite e de corte participam das capacitações

26 de julho 2016
Por Senar

Os municípios de Montes Claros e Icaraí de Minas, no Norte de Minas, são os primeiros do estado a terem capacitações do Projeto ABC Cerrado, que visa contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no Brasil. As aulas para as duas primeiras turmas na tecnologia Recuperação de Pastagens Degradadas de 15 produtores de leite e de gado de corte foram realizadas entre 18 e 23 de julho. Os três módulos do curso, com carga horária de 56 horas / aula, estão sendo ministrados pelo instrutor Eugênio José Silveira.

A iniciativa foi idealizada pelo SENAR Brasil em parceria com a Embrapa e Ministério da Agricultura, com patrocínio do Banco Mundial. O objetivo é capacitar para a atividade e dar assistência técnica gratuita para 400 produtores rurais nas regiões Norte de Minas, Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste.

Na turma que recebe capacitação em Montes Claros estão produtores de Claro dos Poções, Coração de Jesus, Francisco Sá, Glaucilândia, Grão Mogol, Mirabela, Montes Claros e São João do Pacuí. Em Icaraí de Minas, os participantes são todos do próprio município.

O gerente regional do SENAR Minas, Dirceu Martins, acompanhou esta primeira fase do treinamento do ABC Cerrado em Montes Claros e em Icaraí de Minas. Na abertura dos trabalhos, ele destacou a importância do programa para o desenvolvimento da pecuária regional, com a prática da agricultura de baixo carbono e a promoção da consciência ambiental, destacando a bandeira do Sistema FAEMG de produzir com sustentabilidade.

Números em Minas

Segundo dados da Emater-MG, no Norte de Minas são 4 milhões de hectares de pastagens degradadas, 100 mil hectares só no município de Montes Claros. Para recuperação de um hectare destas pastagens, os produtores teriam que gastar cerca de R$ 1.700,00. O custo é alto para os parâmetros regionais, mas para os participantes do Projeto ABC Cerrado será menor, já que a assistência técnica é gratuita.

Dados do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) apontam que o rebanho bovino do Norte de Minas atualmente é de cerca de 1,8 milhão de cabeças, mas já chegou a 3,4 milhões, tendo sido o maior do estado. Por causa da seca, que assola a região nos últimos cinco anos, milhares de cabeças foram comercializadas para outras regiões do estado como Triângulo e Alto Paranaíba.

A maior parte do rebanho é de gado de corte, mas alguns municípios, também investem na produção de leite, como Francisco Sá, maior bacia leiteira do Norte de Minas, com uma média de produção de 1,8 milhão de litros por mês mês; Coração de Jesus, Montes Claros e Bocaiúva, com média de 1,3 milhão, Janaúba, Jaíba, Porteirinha e São Francisco, média de 1 milhão, e Icaraí de Minas, com uma produção de 700 mil litros por mês.

Benefícios

O instrutor Eugênio Silveira explica que a recuperação das pastagens vai impactar no aumento da produtividade em até cinco vezes, ajudar na conservação do meio ambiente, evitando erosões e assoreamento dos rios, além de aumentar os lucros para os produtores. A falta de condições de produção provocou a diminuição do rebanho e também a queda na produção de leite em cerca de 50%.

Dentro das atividades do treinamento, os produtores participaram de aulas nos campos de pesquisa do Instituto de Agropecuária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde puderam observar in loco exemplos de pastagens degradas e o trabalho de recuperação.

O projeto

O ABC Cerrado atende quatro processos tecnológicos: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Sistema Plantio Direto, Florestas Plantadas e Recuperação de Pastagens Degradadas. No Norte de Minas três profissionais estão responsáveis pela etapa de orientação nas propriedades: o agrônomo Ricardo Tuller, o zootecnista Guilherme Rodrigues e o técnico em agropecuária Edvaldo Neto, que vão capacitar os produtores especificamente na recuperação de pastagens degradadas, com a meta de estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade na atividade rural.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br