Logo CNA

Nascentes em Lajinha recebem proteção em cursos do SENAR
12 02 16 1 0 551741002015150612371

As atividades foram realizadas por 23 produtores que participaram do curso de Recuperação e Proteção de Nascentes

12 de fevereiro 2016
Por Senar

Duas nascentes em Lajinha receberam trabalhos de proteção neste mês em continuidade à proposta do Sindicato de Produtores Rurais de levar a iniciativa para outros pontos do município. No final de 2015, duas já haviam sido preservadas na região. As atividades foram realizadas por 23 produtores que participaram do curso de Recuperação e Proteção de Nascentes no Córrego Santa Cruz e Córrego do Bagaço. A iniciativa é do SENAR Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Lajinha.

No Córrego Santa Cruz, a nascente fica na propriedade de Vicente Florindo de Freitas e Sirley Hubner Graciano de Freitas. Turistas acampam no local e Vicente os leva para um passeio na mata. “Tem três nascentes. Essa que foi protegida fica na rota que eu passo com o pessoal”, contou Vicente. “A gente aproveita para conscientizar as pessoas sobre meio ambiente e esse curso trouxe mais conhecimento”, disse Sirley.

No Córrego do Bagaço há muitos produtores com consciência ambiental, como o presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar de Lajinha, Agnaldo de Jesus Santos. “O que nos motivou a participar do curso foi o mesmo espírito que fez surgir a cooperativa: buscar o diferencial. Somos um grupo que tem despertado para esse lado e está fazendo a sua parte. Sabemos da importância de preservar, mas o curso mostrou novas coisas. E promoveu um grande benefício, a nascente agora está lá protegida”, explicou.

Para ele, viver com qualidade no campo é possível a partir do momento em que se busca conhecimento. “A vida no campo ganha mais efeito a partir do momento em que aprendemos mais. O que motiva a continuar aqui é saber que podemos viver melhor do nossos avós”, destacou.

O curso

Na parte teórica, são abordados o conceito de nascente, descrição do Ciclo Hidrológico e informações sobres normas ambientais. Já na prática, são feitas as análises da área da nascente e das condições da captação de água, a construção do ponto de captação, georreferenciamento e delimitação da área de proteção. Para a recuperação da nascente é feito o desassoreamento com a captação da água em camada do solo mais profunda, onde ela flui naturalmente e forma um olho d'água.

O curso integra as ações do programa Nosso Ambiente do Sistema Faemg. As nascentes receberam placas de identificação com latitude, longitude, altitude e data da proteção. Essas informações estão concentradas em um cadastro da Faemg.

Assessoria de Comunicação Sistema Faemg
http://www.sistemafaemg.org.br/

Matérias Relacionadas