Logo CNA

Nascente em Virgem da Lapa triplica vazão d’água após curso do SENAR
Pnmg 0 837817002015150611211

Ação faz parte do programa Recuperação e Proteção de Nascentes do SENAR Minas

27 de julho 2016
Por Senar

Cinco mil para 15 mil litros diários foi o salto na vazão da água conquistado com o curso de Recuperação e Proteção de Nascentes do SENAR Minas, realizado na nascente da Comunidade Chácara, zona rural de Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha.

O curso capacitou 11 produtores rurais e foi promovido pela parceria do SENAR Minas e a Associação de Promoção Infantil Social e Comunitária – APRISCO de Virgem da Lapa. As aulas foram ministradas pelo instrutor Rodolfo Sinnis Mota.

Com carga horária de 24 horas, os produtores aprenderam técnicas e medidas de recuperação e proteção de nascentes e do seu entorno, além de receber orientações sobre saúde, segurança no trabalho e cuidados com o meio ambiente.

Durante as aulas práticas os produtores realizaram desde a limpeza do solo ao redor do olho d’água (ponto no solo de onde a água brota), até o acabamento com a colocação de pedras que protegerão a nascente, e dos tubos de descontaminação, de abastecimento e de escoamento d´agua – além de outras habilidades específicas para o sucesso da atividade.

Farley Lopes Martins, mobilizador do evento, disse que os participantes se mostraram entusiasmados com os conhecimentos adquiridos e afirmou que o curso teve uma boa repercussão na região. “Antes mesmo de finalizar as aulas recebemos produtores da vizinhança elogiando e demandando mais uma turma do curso” explicou.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas