Logo CNA

Método terapêutico de equoterapia muda vida das crianças especiais de Rio Brilhante
8210 equoterapia1 0 907331002015150612311

Além de Rio Brilhante, programa é oferecido pelo Sindicato Rural de Jardim

24 de fevereiro 2016
Por Senar

Ampliar o atendimento para crianças, jovens e adultos praticantes do método terapêutico utilizado no desenvolvimento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Este é o objetivo do Equorio - Centro de Equoterapia, em funcionamento desde 2011 no município de Rio Brilhante, que inicia em 2016 uma nova etapa.

Com apoio técnico do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o sindicato rural irá construir um espaço que possibilitará a realização das atividades oferecendo maior conforto e proteção contra as mudanças climáticas.

Todas as quintas-feiras são atendidos cerca de 20 praticantes que estudam na escola especial da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Atualmente seis profissionais atuam no atendimento, são eles: dois fisioterapeutas, um equitador, uma psicóloga e dois voluntários. O projeto foi possível em razão da parceria entre a instituição, a prefeitura municipal e o sindicato rural de Rio Brilhante, que oferece espaço físico, baias para os animais e o equitador.

Uma das idealizadoras do Equorio é a produtora rural e ex-presidente do sindicato, Volnete Aléssio, que destaca a importância do atendimento. “A equipe é formada por seis profissionais que atende alunos da APAE, no entanto, nosso objetivo é ampliar o atendimento na comunidade. Acompanhamos desde o início a transformação desse público, tanto do praticante quanto da família, e me sinto gratificada em ver que de um gesto simples nasceu um projeto grandioso”, destaca.

A psicóloga Clarissa Fernanda Batisti participa do projeto há quase três anos como voluntária e assumiu, esse ano, o cargo de titular.

Com objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos sobre o método terapêutico, participará entre os dias 22 e 26 de fevereiro de um treinamento na Ande Brasil – Associação Nacional de Equoterapia. Ela reforça o desejo de aprender mais, por acreditar no processo de reabilitação proposto pelo programa. “No período em que acompanhei os praticantes comprovei que os mesmos estímulos aplicados em ambiente aberto e com o animal possibilitam um desenvolvimento muito melhor. Acredito que terei oportunidade de trocar experiências e aprender ainda mais”, declara.

Trabalho conjunto – Para a diretora da Apae em Rio Brilhante, Olesi Moraes Baldin, a parceria com o sindicato rural foi fundamental para desenvolvimento do trabalho. “O apoio do sindicato e da sociedade foi imprescindível para a implantação do programa que completa cinco anos em 2016. Acompanhamos a evolução dos participantes e suas famílias com pouco tempo de atendimento. A melhora do equilíbrio e qualidade de vida são citados como os impactos mais positivos na vida de nossos alunos”, argumenta.

Sobre a Equoterapia – É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com limitações de acessibilidade. A terapia emprega o animal como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico, visto que exige a participação do corpo inteiro. A informação divulgada no portal da Ande Brasil (www. http://equoterapia.org.br/ ) é confirmada pelas considerações de Volnete. “Os casos variam bastante, segundo a intensidade do problema motor. Contudo são observadas melhoras físicas expressivas no aperfeiçoamento da coordenação motora, amplitude articular e aumento da força muscular. Socialmente, os praticantes estabelecem laços de amizade, qualidade de vida, respeito e amor aos animais”, complementa.

Na avaliação do coordenador do centro de equoterapia Passo a Passo, localizado em Jardim (MS), Paulo Bózoli, a parceria do SENAR/MS contribuirá para que o programa se fortaleça e atraia mais sindicatos. “Colocar um centro terapêutico em funcionamento é tarefa que demanda tempo e dinheiro, mas os resultados são compensadores. O trabalho da Equorio foi inspirador para a equipe de Jardim e acreditamos que estimulará outros sindicatos a aderir” argumenta.

Rogério Beretta

O superintendente regional do SENAR/MS, Rogério Beretta, comenta que o projeto é uma vertente de atendimento, ligado à PS – Promoção Social, com objetivo de contribuir para melhoria da saúde nas comunidades locais. “A exemplo de outras iniciativas do SENAR como o projeto Pingo d´Água, que leva atendimento odontológico aos trabalhadores rurais, os centros de equoterapia tem a finalidade de oferecer tratamento de qualidade e sem custo para a população com menor poder aquisitivo. Em 2015 recebemos um grupo com representantes de 10 sindicatos rurais, interessados em aderir o programa e atender a demanda por essa modalidade de tratamento terapêutico”, conclui.

Assessoria de Imprensa Sistema Famasul/ SENAR/MS
famasul.com.br

Matérias Relacionadas