Logo CNA

Mutirão Rural acontece na região do Araguaia nos próximos dias
20052016095618web1 0 502950002015150611731

<p>Em 2016, a equipe do Mutirão Rural conta com uma unidade móvel de saúde para ofertar atendimento médico e odontológico

20 de maio 2016
Por Senar

Neste sábado (21/05), o Mutirão Rural, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT), Sindicatos Rurais e diversos outros parceiros, acontece na comunidade rural de Espigão do Leste, em São Felix do Araguaia. E, na próxima semana, o projeto será realizado em comunidades rurais dos municípios de Querência, Canarana, Cocalinho e Campinápolis. Para junho estão previstos pelo menos mais quatro Mutirões Rurais para a região Norte do Estado.


Em 2016, a equipe do Mutirão Rural conta com uma unidade móvel de saúde para ofertar atendimento médico e odontológico. A oferta de serviços é bem diversificada. Este ano também está acontecendo palestras de orientação sobre direito do consumidor e leis de trânsito. Enquanto os adultos são atendidos, as crianças se divertem com atividades como pintura facial artística, gincana esportiva e recreação. Uma das novidades deste ano é o exame de vista com distribuição de óculos com lentes corretivas.

A instituição de ensino rural também pensou na qualificação de mão de obra e oferece oficinas de planejamento e aproveitamento de alimentos e manutenção de tratores agrícolas. A beleza da mulher é outro assunto que está na programação do Mutirão Rural e o SENAR/MT oferece oficina de automaquiagem.

Uma outra novidade do programa é a oficina "Jogo limpo: Combata o Aedes". O objetivo é dar dicas de como evitar o mosquito transmissor de doenças como dengue e zica na zona rural. A oficina está disponível para demanda dos sindicatos.

Para o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, a participação dos Sindicatos Rurais e dos outros parceiros é fundamental para o sucesso do programa. "Cada parceiro tem um papel no Mutirão Rural, são eles que garantem a execução do programa lá na comunidade", comenta.

A meta do SENAR/T para 2016 é realizar o programa em 52 comunidades rurais. Em 2016 já foram feitos mais de 35 mil atendimentos, beneficiando cerca 6 mil pessoas. Os temas são escolhidos pelos sindicatos e os mais pedidos são: Planejamento e aproveitamentos de alimentos, de Manutenção de tratores Agrícolas e de Pintura em tecido e a de Automaquiagem.

PROGRAMAÇÃO DE MAIO
21/05- São Félix do Araguaia - Espigão do Leste
23/05- Querência - P. A. Coutinho União
25/05- Canarana - Comunidade Serra Dourada
27/05- Cocalinho - Agropecuária Água Preta
28/05- Campinápolis- P.A. Santa Celia

Assessaoria de Comunicação do SENAR/MT
www.sistemafamato.org.br