Logo CNA

Mulheres do Belo Oriente se unem e buscam alternativa de renda no campo
20170915164224 fileid pecas intimas belo oriente 2 0 78113000 1515060863

Curso na área de vestuário foi ministrado pelo SENAR Minas em parceria com a Associação Apícola do município

18 de setembro 2017
Por Senar

Para trocar experiências e aprender mais sobre o artesanato em tecido, um grupo de mulheres participou de um curso com viés voltado para a fabricação de peças íntimas, na zona rural de Belo Oriente, no Vale do Aço. No curso, promovido pela Associação Apícola de Belo Oriente em parceria com o SENAR Minas, elas vislumbravam a oportunidade de ampliar o conhecimento e aumentar a renda familiar ao fim de cada mês. O evento foi ministrado pela instrutora Jaqueline Ribeiro Reis Leal que explicou o que é ensinado durante os cinco dias de atividades.

“Primeiro a gente ensina sobre conservação do vestuário, cuidados básicos de segurança no trabalho, educação do consumidor e até medidas preventivas para a manutenção da saúde. Depois ensinamos sobre a máquina de costura, equipamentos, manutenção e operação. Elas aprendem a obter as medidas, traçar os moldes, cortar as peças, costurar, fazer o acabamento. Por fim, explicamos sobre custos e benefícios de se fazer deste aprendizado um ofício”, explica a instrutora.

O curso foi realizado na comunidade rural Bom Jardim, na casa da participante Dulcinéia Godoi. Animada com o aprendizado, Dulcinéia já fazia planos para o futuro. “Para mim foi uma honra pode ceder a minha casa para a realização deste curso. Estou muito feliz com tudo que aprendi e assim como as minhas colegas de curso, já estou pensando até na possibilidade de criar uma associação, para desenvolver um projeto de um fábrica de lingerie”, afirmou Dulcinéia.

A instrutora confirmou que incentivar o empreendedorismo também é um dos objetivos do curso. “O objetivo é oferecer crescimento social para as famílias das participantes, mostrar que elas têm capacidade de empreender, criar o próprio negócio com fruto do trabalho próprio. Além disso, o curso eleva a autoestima e dá satisfação social no meio em que as participantes estão inseridas”, revela Jaqueline Ribeiro Reis Leal.

Por fim, a instrutora elogiou a atuação das participantes. “O curso foi um sucesso, as alunas já haviam feito anteriormente o curso básico de peças femininas e estavam treinadas. Assim, puderam confeccionar peças com eficiência e qualidade, principalmente no acabamento”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas