Logo CNA

Moradores de Cantanhede são beneficiados com ações sociais do SENAR Maranhão
Publicacao i 400x234 0 381058002015150611371

Parceria entre SENAR e prefeitura resulta no atendimento a centenas de pessoas de várias comunidades do município

4 de julho 2016
Por Senar

O município de Cantanhede, localizado a 154 quilômetros de São Luís, foi palco na última semana de grande movimentação devido às ações de Promoção Social (PS) realizadas Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA), em parceria com o prefeitura.

Nelas destacam-se o programa ‘Útero é Vida’ e Campeonato Rural de Futebol. As ações integram a grade de promoção social do SENAR para promover socialmente produtores e suas famílias, desenvolvendo atividades que proporcionam conhecimento, troca de experiências, reflexão crítica e lazer.

O programa Útero é Vida reuniu mulheres de diversas comunidades, principalmente as moradoras do povoado Trado, e contou com a participação de uma equipe multiprofissional de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, técnicas de enfermagem e agentes de saúde.

Consultas, preventivo do câncer de útero, exame de glicemia, aferição de pressão arterial, reabilitação, orientação quanto à higiene bucal, procedimentos de beleza, envolvendo maquiagem e cuidados com a limpeza de pele, corte e escovinha para os cabelos – foram algumas dos benefícios oferecidos às mulheres rurais daquele município.

Campeonato Rural

A Copa Agrícola, em mais uma rodada, ocorreu paralelamente ao programa ‘Útero é Vida’ e teve seu ponto alto com o encerramento do campeonato que contou com a presença do prefeito José Martinho dos Santos, do gerente de Formação Profissional do SENAR-MA, Carlos Antônio Feitosa, do vereador, Paulo Coelho, produtores rurais e convidados.

O torneio, teve início no dia 15 de março e envolveu 48 comunidades divididas em oito polos, classificando-se oito equipes que disputaram entre si até o final, resultando na premiação do time ‘Vassoura de Botão’, nome originário do povoado do qual se deriva.

De acordo com o vereador Paulo Coelho, um dos organizadores, a prefeitura premiou os times classificados no primeiro, segundo e terceiro lugares, e ainda o artilheiro e o goleiro menos vazado. A premiação totalizou R$ 4 mil reais, uma forma segundo ele, de promover a integração entre os produtores rurais do município.

“O SENAR, além de capacitar o produtor rural, também se preocupa com o social, e o Útero é Vida propicia às mulheres rurais acesso a exame preventivo, além de levantar a autoestima dessas mulheres”, destacou Paulo.

O gerente de Formação Profissional do SENAR, Carlos Antônio Feitosa, disse que em Cantanhede a parceria deu certo e que foi por ela que veio o sucesso das ações que favoreceram a população. Isso mostra, segundo ele, a força da parceria que trouxe resultados positivos a todos os participantes, tanto no que se refere à ação de saúde, quanto à Copa. “As ações foram escolhidas a partir da demanda do município que se propôs a executar as tarefas de apoio. Aqui foi um caso onde percebemos um forte interesse e o SENAR conseguiu realizar com êxito os dois eventos”, frisou satisfeito.

Assessirua de Comunicação do SENAR Maranhão
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas