Logo CNA

Meta do SENAR-MT sobe para mais 20 Núcleos Avançados de Capacitação até o fim de 2016
Nac mt 0 357046002015150611071

O anúncio foi feito durante a inauguração da unidade de Juína, na noite de quinta-feira (11.08)

12 de agosto 2016
Por Senar

Até o final de 2016, o presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT, Rui Prado, quer entregar 20 novos Núcleos Avançados de Capacitação (NACs), em parceria com os Sindicatos Rurais, à população dos municípios de Mato Grosso. O anúncio foi reforçado durante a inauguração da unidade de Juína, na noite de quinta-feira (11.08), cujo nome homenageia o deputado federal Homero Pereira, já falecido. O Núcleo de Juína foi erguido ao lado do Parque de Exposições da cidade finalizando uma obra que iniciou com recursos obtidos ainda pelo deputado homenageado.

"Por uma emenda, nosso deputado Homero Pereira, que já se foi, deixou um legado aqui pelo Parque de Exposições de Juína, um prédio para fazer reuniões e encontros. Nós pedimos ao Rui, ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) para fazermos essa reforma e estamos aí, com essa maravilha que vocês estão tendo a oportunidade de compartilhar", relembrou o presidente do Sindicato Rural de Juína, José Lino Rodrigues.

O presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT falou da satisfação de estar em Juína para inaugurar o NAC e destacou a importância das pessoas adquirirem conhecimento para mudarem a realidade do Estado. Também fez questão de enfatizar sua intenção de inaugurar mais Núcleos do que os 12 esperados até o final do ano. "Vou corrigir esse número com muito otimismo. Nós queremos, até o final do ano, inaugurar mais 20 e espero que dê certo. Estamos trabalhando muito para que, em cada cidade onde tenha sindicato, seja inaugurada uma unidade como esta".

Contando com o de Juína, já são sete Núcleos Avançados inaugurados em Mato Grosso. Doze estão em construção, conforme Prado, mas já são outros 20 com a documentação pronta para dar sequência às obras. "A partir desses núcleos, os Sindicatos Rurais realizam cursos com um maior conforto, de uma maneira que a pessoa que está ali possa se sentir melhor e ter as ferramentas adequadas para aprender", disse o presidente do Sistema. "Não tem como melhorarmos um lugar, construir uma sociedade mais justa, fraterna e rica se nós não adquirimos conhecimento e o SENAR está aí para transferir conhecimento", finalizou.

Ainda antes da inauguração, o NAC de Juína já havia recebido alunos para realização das oficinas de desossa de frango, vitrine de carne suína, vitrine de carne bovina e de confecção de bolsas e cintos em couro. A aluna Celemar Pereira Rauber, 44 anos, produtora rural de Juína, teve com a oficina de couro realizada durante a inauguração do espaço o quarto ano consecutivo de cursos feitos pelo SENAR-MT. Até 2015, ela realizava as oficinas nos conteiners, estruturas utilizadas anteriormente para oferta dos cursos, e se disse muito satisfeita em experimentar as salas do Núcleo.

"Era uma estrutura adaptada. Agora está bem melhor, temos mais espaço, a cozinha é bem melhor equipada, mais adequada, tudo arrumadinho", comentou já informando que estará atenta ao calendário de capacitações que serão oferecidas no espaço para se inscrever.

O técnico de internet Walison de Souza, 19 anos, também fez a oficina de confecção de bolsas de couro, a primeira realizada por ele. Disse ter gostado da experiência e que espera se aperfeiçoar na atividade. E elogiou o espaço: "aqui é muito legal, um ambiente muito confortável, uma estrutura excelente. Está aprovado, assim como o instrutor".

Ao menos 10 outros cursos devem ser ofertados pelo SENAR-MT e o Sindicato Rural de Juína no NAC até o final de 2016.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas