Logo CNA

Megaleite 2016 tem início em Belo Horizonte
Megaleite16a 0 261658002015150611511

Sistema FAEMG/ SENAR Minas participa do evento com programação de encontros técnicos e estande institucional

21 de junho 2016
Por Senar

Começou na manhã desta terça-feira (21/6), no Parque da Gameleira, em BH, um dos mais importantes eventos leiteiros do país. Durante a solenidade de abertura, o presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões e o diretor da FAEMG e presidente da Comissão de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, foram homenageados por sua contribuição ao setor, em ocasião dos 20 anos de Oficialização do Girolando como raça leiteira pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Roberto Simões também participou da entrega da Comenda Mérito Girolando, que reconhece o trabalho de criadores e lideranças do agronegócio pelo desenvolvimento da pecuária leiteira em Minas Gerais.

Em pronunciamento, o governador Fernando Pimentel anunciou que já está pronto o projeto do Fundo Sanitário Privado, que deve ser levado a Assembleia Legislativa nos próximos dias. “Não podemos ficar só na comemoração de 20 anos sem aftosa. Precisamos ir além. Essa será importante alavanca para a pecuária de nosso Estado”. O projeto de criação do Fundo é uma iniciativa da FAEMG, que elaborou a proposta encaminhada ao Executivo.

Pimentel anunciou também que, ainda este ano, será publicado um edital para revitalização do Parque da Gameleira. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, lembrou que a otimização do espaço faz parte de um conjunto de esforços para trazer de volta à Gameleira grandes eventos e exposições: “Temos nos empenhado em devolver ao Parque a tradição de reunir as associações de criadores, as raças e seus campeonatos e exposições. Nosso projeto, para o próximo ano, é integrar nesse evento toda a cadeia produtiva do agronegócio leite, garantindo a um setor tão importante para a economia mineira o devido reconhecimento do Estado e da sociedade”.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma, também destacou a importância da realização de eventos rurais em ambiente urbano: “Para boa parte da população, as raízes do campo foram se perdendo. Temos aqui a oportunidade de mostrar de onde vem o leite, como funciona essa cadeia que é uma das mais fortes de nossa economia, com significativa contribuição ao PIB”.

Ele destacou a presença de delegações de 13 países, bem como a presença de produtores e representantes de entidade de diversas partes do Brasil: “O agronegócio se fortalece nessa presença. Quero aqui saudar a força do homem do campo, por meio dos Sindicatos Rurais, muitos aqui presentes e representados pela Federação de Agricultura e Pecuária. E parabeniza-los pela soma, com Federações dos outros estados, sob a égide da Confederação Nacional, que trabalha com competência pelo desenvolvimento do setor”.

Sistema FAEMG/SENAR Minas

Dentro da programação da Megaleite 2016, a FAEMG realiza dois importantes encontros na tarde da próxima quinta-feira, 23. A Comissão Estadual do Queijo Artesanal tem sua primeira reunião de trabalho desde sua instalação, em abril. No mesmo horário, será também realizada reunião conjunta entre a Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA e a Comissão Técnica de Pecuária de Leite da FAEMG.

O SISTEMA FAEMG está também presente no evento com estande institucional, onde os visitantes podem conhecer mais sobre sua atuação junto aos produtores mineiros, e sobre os mais de 300 cursos, treinamentos e programas especiais oferecidos pelo Sistema. Em espaço dedicado ao Senar Minas, foi montada uma réplica de um empório rural, onde ex-alunos divulgam seu trabalho, com venda de produtos alimentícios e de artesanato aprendidos nos cursos da entidade.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG/ SENAR Minas
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas