Logo CNA

Medalha do Mérito Rural FAEMG 2016
Merito rural2016 0 992076002015150594901

8 de julho 2016
Por CNA

Belo Horizonte / Minas Gerais (08/07/2016) - Os 65 anos de fundação da FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais foram comemorados nessa quinta-feira (7/7), em BH, com homenagens a 20 pessoas e instituições, que prestaram relevantes trabalhos ao meio rural. A data, em que se celebra também o Dia do Produtor Rural Mineiro, foi oportunidade para o reconhecimento e valorização de personagens que representam o sucesso do setor. Cerca de 600 pessoas compareceram à solenidade de entrega da 9ª Medalha do Mérito Rural Sistema FAEMG.

O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, lembrou a importância econômica e social do agronegócio: “Mesmo em momento de crise, continuamos em trajetória positiva, confirmando a vocação nacional e, sobretudo, mineira, para a agropecuária. E hoje é o dia de valorizarmos estes homens e mulheres tão competentes, heróis quase anônimos, que fazem tudo isso acontecer com trabalho árduo, com inovação e grande senso ético. O setor hoje contribui com cerca de 42% do PIB do Estado, e representa 14% do PIB agropecuário do Brasil. Mais do que isso, tem cumprido sua missão de prover alimentos com alta qualidade e em quantidade suficientes para abastecer nossa população a preços acessíveis e com folga para a exportação, que correspondem hoje a um terço de todas as remessas internacionais do Brasil”.

“Cremos firmemente na recuperação de nossa nação e temos esperança em dias melhores. Até porque, o ato de lançar uma semente ao solo ou de fertilizar um animal, por si só já é um grande ato de amor, de fé e de esperança” - Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG

| FAEMG 65 anos

Roberto Simões lembrou a história da FAEMG, desde sua fundação à atual estrutura: “Ao longo desses 65 anos, nosso objetivo central tem sido a capacitação do produtor, com foco em tecnologia, inovação, gestão, sustentabilidade, formação de emprego e renda. Temos hoje uma estrutura forte, por meio de nossos 385 sindicatos rurais, do Senar Minas, e do INAES, nosso instituto de pesquisa e assessoria em projetos de desenvolvimento”.

Representando o Governo de Minas, o Secretário de Agricultura João Cruz destacou a importância da entidade na defesa e representação do produtor rural mineiro, lembrando diversas ações e projetos desenvolvidos pela FAEMG: “Temos mantido uma agenda comum, somando esforços e procurando soluções às demandas trazidas pela FAEMG e os Sindicatos, por quem somos muito cobrados. Nem sempre conseguimos atender a todas elas com a velocidade desejada, mas temos alcançado grandes avanços juntos. É uma grande honra comemorarmos a solidez que alcançou com seus 65 anos. E uma alegria especial que esta data seja tão bem marcada pelo Dia do Produtor Rural Mineiro, em que celebramos os vitoriosos nesse ambiente tantas vezes hostil”.

| Grande Medalha

A crise política e econômica brasileira foi tema central no discurso do presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins da Silva Junior. Vencedor da Grande Medalha, maior honraria da noite, ele lembrou a proximidade das eleições municipais e a importância do momento como oportunidade de começar uma depuração política pelas bases, com candidatos sérios e comprometidos com o país: “Estamos atravessando o momento mais difícil de nossa história, fruto de uma gestão incompetente que resultou em grande retrocesso econômico e social. Nosso setor ainda segue firme, por ter se adequado com tecnologias modernas e eficientes. Mas precisamos iniciar uma pressão cidadã, para recuperarmos o país e para que as próximas gerações encontrem condições mais favoráveis para trabalharem e produzirem”.

Formado em Administração de Empresas, João Martins trajetória profissional ligada à atividade pecuária há mais de 50 anos. Foi fundador e 1º tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB) e presidente interino da Associação Baiana de Criadores (ABAC). Na década de 1980, foi diretor e 1º vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB). Depois de um afastamento por cinco anos, retornou em 2000 para assumir a presidência da FAEB, cargo que ocupa até hoje. Desde 2012, vinha exercendo a 1ª vice-presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cargo que antecedeu à atual posição de presidente.

Além da Grande Medalha, a Medalha do Mérito premia as categorias de Produtor Rural, Sindicato Rural, Técnico-Científica, Comunicação e Política. São 19 agraciados a cada ano. Assim, a Federação pretende dignificar todo o meio de produtores rurais e de representação classista, mostrando que o campo também tem os seus heróis.

Agraciados 2016

Grande Medalha
João Martins da Silva Júnior

Categoria Político
Deputado Estadual Fabiano Tolentino

Categoria Técnico-Científica
José Alberto de Ávila Pires

Categoria Comunicação/Imprensa
A Hora do Fazendeiro (Rádio Inconfidência)

Sindicatos Rurais
Alterosa
Guanhães
Martinho Campos
Paracatu
Teófilo Otoni

Produtores Rurais
Geraldo Magela Coelho de Oliveira/João Carlos Coelho de Oliveira (Itabira)
Gilson Roberto Lessa Nunes (Serro)
José Antônio Maximiano (Capinópolis)
José C. Soares Dias (Montes Claros)
José Carlos Munhoz Fernandes (Alfenas)
José Queiroz da Silva (Paracatu)
Maria Antonieta Guazzelli (Boa Esperança)
Nélio Leopoldo Soares (Ponte Nova)
Nilo Cardoso Naves (Monte Carmelo)
Ronaldo Valadares Gontijo (Bom Despacho)

Confira a galeria de fotos do evento:
ttps:// www.flickr.com/photos/sistemafaemg/sets/72157670111794032

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG
(31) 3074-3000
www.sistemafaemg.org.br