Logo CNA

Mecanização no campo aumenta demanda por cursos do SENAR no Norte de Minas

Nos últimos dois anos, por exemplo, foram realizados 126 treinamentos de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas

3 de fevereiro 2017
Por Senar

Para especialistas do setor rural no Brasil, o crescimento da produção tem aumentado dia após dia o número de máquinas no campo. Com o número de máquinas agrícolas crescendo na região, cresce também a demanda por treinamentos e capacitações na área na Gerência Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Minas em Montes Claros.

Nos últimos dois anos, por exemplo, foram realizados 126 treinamentos de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, com a participação de 1.260 pessoas. Também foram demandados outros treinamentos na área de operação e manutenção de máquinas e implementos como retroescavadeiras, motosserras, motoniveladoras, roçadeiras, podadoras, operador de carregadora de rodas, operador de GPS, mecanização florestal, colhedora de café de arrasto, dentre outros.

Nos cursos, os alunos são habilitados para o trabalho seguro e manutenção do dia a dia das máquinas nos sistemas de operação, lubrificação, regulagem de freios, embreagens, etc. No curso também são repassadas orientações sobre normas de segurança do trabalhador e leis ambientais regulamentadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Para Genilson Soares, 28, “as aulas ampliaram meus conhecimentos sobre a mecânica, operação e sobre a segurança no trabalho para evitar acidentes, pois quase sempre estes são fatais”. O trabalhador foi aluno de um dos cursos ano passado, realizado no município de Juramento em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e Emater. Mesmo sendo tratorista há 10 anos, ele confessa que não tinha conhecimentos técnicos sobre a operação e manutenção da máquina, pois nunca tinha feito um curso ou treinamento a respeito.

Para o agrônomo e instrutor Virgílio Peito Filho, saber operar e fazer a manutenção da máquina com conhecimentos técnicos é muito importante para segurança e saúde do operador e também para a redução de gastos, pois operar corretamente as máquinas evita acidentes e economiza reparos na mecânica das mesmas.

Crescimento impulsiona compras

O aumento do número de máquinas no meio rural acontece por meio da compra de equipamentos por empresas rurais, grandes e médios produtores, ou mesmo pelas doações de máquinas em programas de governo. Em Minas Gerais recursos vêm sendo destinados à implantação de programas nos setores produtivo, social e de infraestrutura, para beneficiar milhares de famílias dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas e outras regiões do estado.

Ano passado foram entregues pelo governo estadual, na região, 36 tratores e este ano 17, para produtores familiares, através do Programa de Apoio a Agricultura Familiar. A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), também vem realizando doações de centenas de bens, como tratores e implementos agrícolas, retroescavadeiras e outros equipamentos, para associações e prefeituras em toda a sua área de atuação, beneficiando 542 mil pessoas, em 60 municípios da região.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas