Logo CNA

Líderes aprendem ferramentas que podem fazer a diferença no dia a dia
05092016102455 0 297241002015150610901

Tema foi debatido durante 2° encontro da Academia da Liderança do Sistema FAMATO/SENAR-MT

5 de setembro 2016
Por Senar

Os participantes da Academia de Liderança, turma FAMATO, concluíram nesse sábado (03/09) o último módulo do 2° encontro. O programa pensado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) tem o objetivo de aprimorar a capacidade de gestão de líderes do meio rural e impulsionar o agronegócio. Os participantes, indicados pelos Sindicatos Rurais do estado, serão capacitados em quatro módulos presenciais, de 20 horas cada, sendo um encontro por mês, totalizando aproximadamente 80 horas ao final. A palestra de encerramento com o tema “Negociar e Conduzir Reuniões” foi ministrada pelo diretor de Desenvolvimento e Expansão da SR Capacitação, Rodrigo Neumann.

Para o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, o tema desse módulo é necessário para a formação de líderes que atuam constantemente com as mudanças do atual cenário econômico do país. “Com as constantes mudanças políticas e socioeconômicas do mundo globalizado, e com o aumento cada vez mais dos objetivos desafiadores em que estamos inseridos, cada vez mais a tomada de decisão rápida e acertada, bem como a resolução dos conflitos através da negociação, vem ganhando espaço e importância no cotidiano do líder do agronegócio”, disse Romanini.

O palestrante iniciou mostrando a importância do processo de negociação, seu conceito, as etapas, objetivos, e a importância de análise dos cenários. “Procuramos de forma clara e simples abordar os aspectos fundamentais que devem ser observados pelo negociador, a importância do conhecimento do negócio, conhecimento do ambiente e as expectativas da negociação, o processo do conflito, é um dos fatores mais importantes da ética na negociação”.

Sobre a necessidade de conduzir reuniões, Neumann disse que um bom líder deve estar preparado para os dois tipos de reuniões as de trabalho e as de negócios. Ele ainda fez os seguintes questionamentos: Quem nunca participou de uma reunião para discutir o que já havia sido discutido na reunião anterior, ou para constatar que nada foi feito a respeito das decisões tomadas? Ou de reuniões que ficam horas e horas em discussões que não levam a lugar nenhum?

De acordo com Neumann as reuniões de trabalho devem ser produtivas, essenciais para o alto desempenho organizacional, gerencial e de equipes. Para isso é necessário que haja planejamento estratégico, tomada de decisão, possíveis solução de problemas, negociação, comunicação, feedback, avaliação, redução de conflitos.

Neumann apresentou três tipos de reuniões: informativa, consultiva e decisória. A informativa comunica fatos, explica métodos de trabalho, expõe e interpreta políticas da empresa, o material utilizado devem ser simples de fácil acompanhamento e nela não se discuti problemas. Já a consultiva pede opiniões dos membros sobre acontecimentos e fatos, todos com o tempo cronometrado para o uso da palavra, e na reunião decisória a participação é democrática, as decisões devem ser em grupo e todos podem sugerir soluções possíveis.

Os lideres entenderam a diferença entre uma reunião de trabalho e uma reunião de negócios. “Para uma reunião de negócios, o líder deve chegar pontualmente, sabendo o que vai ser discutido, portando informações básicas, como por exemplo, dados históricos, eles permitirão o domínio do que está sendo falado e dará confiança e segurança nas informações, além de impressionar os demais participantes”, explicou.

Para o produtor rural, do Sindicato Rural de Primavera do Leste, Jair Guariento, a Academia de Liderança nada mais é que o aprimoramento do nível de conhecimento de cada um dos participantes. “A Academia de Liderança abre novos horizontes. Muitos assuntos que foram discutidos aqui, alguns deles nós não tínhamos conhecimento. Os palestrantes com alto nível de conhecimento e graduação, pessoas preparadas que dominam assuntos que vamos levar para o nosso dia a dia”, avaliou Guarento.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas