Logo CNA

Lideranças debatem gestão e comunicação na segunda fase do CNA Jovem em Mato Grosso do Sul
Cnajo msa 0 328775002015150611721

Grupo formado por 24 jovens participou de atividades durante três dias

23 de maio 2016
Por Senar

Para o grupo composto por 24 pessoas, o final de semana foi marcado por conhecimento e troca de experiências. Assim resume-se o segundo encontro de formação de líderes do CNA Jovem etapa estadual, programa desenvolvido pelo SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS.

O terceiro e último encontro está marcado para os dias 25 e 26 de junho, quando será anunciado os três escolhidos para a etapa nacional, que viajarão a Brasília, junto aos selecionados de outros estados. “Serão analisados os aspectos comportamentais e o desempenho de cada jovem durante o treinamento, bem como o desenvolvimento do plano de ação proposto no primeiro encontro”, explica o coordenador da etapa estadual, Clovis Tolentino.

Ao final da Etapa Estadual, os demais participantes integrarão o Famasul Jovem, iniciativa do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS que possibilitará a continuidade das ações planejadas durante a etapa estadual do programa.

Após o segundo encontro, os participantes receberam uma tarefa para ser entregue até 10 dias antes do último encontro. Cada participante deverá elaborar um plano de ação. "Cada um apresentou no início do programa um desafio do setor. Eles foram capacitados para resolver este problema por intermédio de uma metodologia escolhida", salientou Tolentino.

Palestras - Durante essa etapa do CNA Jovem, os jovens líderes participaram de palestras sobre diversos temas inerentes à agropecuária. Na sexta-feira (20/5), o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan, falou sobre a relevância da gestão nos projetos que serão desenvolvidos pelos participantes do programa. "Um profissional, um bom líder, tem que ter o conhecimento sobre o setor que representa, especialmente no que diz respeito à gestão que é hoje. Os riscos da atividade agropecuária podem ser solucionados ou mitigados com o bom gerenciamento", salientou Galvan que, durante a palestra, falou sobre as potencialidades do setor.

Na programação de sábado (21/5), a gestora do Departamento de Comunicação do Sistema Famasul, Carla Gavilan, destacou os trabalhos desenvolvidos pela equipe deste segmento na instituição, tanto junto à imprensa como nas redes sociais e comentou a importância dos jovens líderes no fortalecimento da comunicação no setor da agropecuária. "Os processos de comunicação foram potencializados nas últimas décadas a partir do ápice da tecnologia, que possibilitou maior acesso e consumo à informação.

Consumimos hoje o resultado de tecnologias desenvolvidas, por exemplo, ainda no século XIX, como o telégrafo. Temos o desafio de pensar e produzir uma comunicação mais humana e objetiva do complexo rural para os próximos anos, décadas e, certamente, séculos", reforçou.

Na tarde de domingo (22/5), o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Cultura, Turismo Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe, abordou sobre atributos de liderança enfatizando questões como valores, ética e atitude. Em sua exposição ele enfatizou que liderança não está ligada necessariamente com funções de “chefia ou cargo”, mas sim nas atitudes em cada situação, seja em casa, trabalho e amigos.

Participantes do CNA Jovem em Mato Grosso do Sul

Assessoria de Comunicação Sistema Famasul/ SENAR/MS
www.famasul.com.br

Matérias Relacionadas