Logo CNA

Leilão de Pepro negocia apoio a 55 mil toneladas do trigo gaúcho
Trigo 102 0 46992300 1515009864

9 de fevereiro 2017
Por CNA

Por: Conab

Nos dois leilões de apoio do governo para escoamento do trigo da região Sul, realizados hoje (25) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), teve melhor negociação o do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), que alcançou 85,7% ou 72 mil das 84 mil toneladas ofertadas (Aviso 19). O único estado a negociar foi Rio Grande do Sul.

Já o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), com os grãos das classes Pão/Melhorador do Rio Grande do Sul e do Paraná, obteve apenas 14% ou 4,2 mil das 30 mil toneladas, sendo que somente marcou presença também o estado gaúcho (Aviso 20). O valor obtido nas duas operações somou R$ 13,1 milhões.

As primeiras operações tiveram início em dezembro, por demanda dos produtores de trigo da região Sul. Este ano já foram realizados dois leilões de Pepro e dois de PEP e novas ofertas estão previstas para as próximas semanas.

No Pepro, a subvenção refere-se ao valor que o governo federal paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. Já no PEP, a subvenção é concedida às indústrias que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal. Para receber o prêmio, também é preciso comprovar o escoamento do grão conforme estabelecido no edital.