17/07/2017

Lei de Integração pauta o 18º Seminário Regional da Suinocultura, em Santa Catarina

Por: Associação Catarinense de Criadores de Suínos (Accs)

Há vários anos o Núcleo Regional de São Miguel do Oeste, em parceria com a Accs e municípios de abrangência realiza o Seminário Regional da Suinocultura, que tem como objetivo levar informação de qualidade aos produtores da região.

A 18º edição do evento foi sediada em Mondaí e reuniu dezenas de produtores, lideranças políticas e do agronegócio, que discutiram alternativas para impulsionar o crescimento da suinocultura e medidas para garantir sustentabilidade na relação entre integradoras e integrados.

O primeiro tema abordado durante o 18º Seminário Regional da Suinocultura foi exatamente a relação entre os produtores integrados e as empresas. Victor Ayres, assessor técnico da Confederação  da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA esclareceu pontos importantes sobre a Lei de Integração, o Fórum Nacional de Integração (Foniagro) e também sobre a importância das Comissões de Acompanhamento e Conciliação da Integração (Cadecs).

"Esse momento serviu para que os produtores conheçam seus direitos. Vale destacar que, muitas leis, quando são feitas, existem órgãos fiscalizadores que vão averiguar o cumprimento ou não das normas. No nosso caso não existe órgão fiscalizador que regulamenta uma relação entre público e privado. Se os produtores não correrem atrás de exercerem seus direitos, dificilmente a lei vai ser implementada", explica Ayres.

O representante da CNA ainda reitera a importância das associações estarem inseridas dentro das Cadecs, ponderando o debate entre os produtores e agroindústrias. "Locais onde as associações são fortes os produtores conseguem fazer boas negociações. Os produtores precisam repassar informações para a associação para que ela fique forte, porque com boas informações é possível fazer negociações de qualidade. O segundo ponto é a capacidade de mobilizar a sua base", destaca Ayres.

Outra importante palestra foi proferida pelo presidente da Accs, Losivanio Luiz de Lorenzi, que falou sobre o mercado suinícola e também elencou as principais conquistas da entidade em benefício dos suinocultores de Santa Catarina. "Foi muito importante o evento por promover o debate de temas de interesse dos produtores. Também apresentamos um resumo com as ações da Accs e suas transformações. Ainda temos para que a entidade permaneça com grande representatividade e se posicionando com uma das principais do país quando o assunto é suinocultura".

Além das discussões técnicas, houve homenagens para importantes nomes que contribuíram para o desenvolvimento da suinocultura local e do Estado. Um desses nomes foi de Sergio Crestani, que no passado, atuou junto com a Accs para difundir os núcleos municipais e regionais. "Me orgulho muito por fazer parte desta história. Se achava que os núcleos municipais e regionais seria uma competição com os outros sindicatos. Hoje estamos colhendo os frutos do passado".

O município de Mondaí tem 85 suinocultores. A atividade representa cerca de 40% do movimento agropecuário com uma arrecadação que ultrapassa os 65 milhões ao ano. Com tamanha relevância, os poderes executivo e legislativo precisam com atenção ao homem do campo. "A administração municipal tem um papel bem importante na suinocultura para oferecer acessibilidade ao suinocultor", diz o suinocultor e vereador Elizandro Mainardi.

Com o sucesso do seminário realizado em Mondaí, o Núcleo Regional de Suinocultores de São Miguel do Oeste já estuda a 19ª Edição do Evento, que deve ocorrer em Guaraciaba. "Nós vamos reunir os membros que compõe a regional para avaliar o evento feito neste ano. Nós temos um roteiro a seguir e o próximo da vez deve ser Guaraciaba", explica o presidente do Núcleo Regional de Suinocultores de São Miguel do Oeste, Renato Reichert.

E para celebrar o sucesso do 18º Seminário Regional da Suinocultura o público presente saboreou um tradicional suíno à pizza, além de outras delícias da culinária local. "É importante essa confraternização entre os produtores. Precisamos parabenizar os organizadores do evento, que foi um grande sucesso".

Áreas de atuação

Núcleo Econômico

Veja também