Logo CNA

JUNTOS PARA COMPETIR comemora casos de sucesso em irrigação para Hortifrutis
28 01 16 0 246657002015150612461

Tecnologia em irrigação aprendida em missões empresariais a Israel foram oportunizadas pela parceria entre FARSUL, SENAR/RS e SEBRAE/RS

28 de janeiro 2016
Por Senar

Uma estufa de apenas 450 metros quadrados e nem dois anos de produção já pode ser considerada referência em tecnologia e resultado para micro e pequenas propriedades rurais. Trata-se do sucesso da colheita de pimentões amarelos e vermelhos que saem das mãos do jovem Wellinton Fabro, proprietário da ideia e principal condutor do negócio em Caxias do Sul. Na mesma condição, mas um pouco mais experiente, Daniel Zanette, abastece mercados na Capital gaúcha e de outros Estados com ameixas doces e vistosas. Ambos produtores rurais já foram atendidos ou ainda são por consultorias e assessorias oferecidas pelo programa Juntos para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR/RS e SEBRAE/RS.

No primeiro exemplo, os pimentões fecharão a colheita de verão no início de fevereiro com a marca da qualidade e produtividade. "A estufa tem apenas 450 metros quadrados e vamos completar 200 caixas de 10 kg com apenas 1.250 plantas. Isso significa que houve um acerto na adubação, na irrigação e demais cuidados provenientes do conhecimento tecnológico que aprendemos nos últimos tempos", reconhece Fabro.

Segundo ele, o trabalho junto ao Projeto Desenvolver a Hortifruticultura da Serra Gaúcha, realizado pelo Juntos para Competir, traz os benefícios que nem sempre são percebidos rapidamente pelos pequenos empreendedores do agronegócio. "Fizemos todo um plano de criação de marca, de embalagem, até de uniformes para quem trabalha na empresa. Isso ajuda na percepção de valor agregado que temos com nossos produtos, pois são, literalmente, frutos de uso de tecnologia e conhecimento com a terra e as culturas plantadas", explica Fabro. O projeto do programa de desenvolver as propriedades de hortifruticultura na Serra Gaúcha iniciou há um ano e ainda terá mais um ano de atividades. No caso da produção de Daniel Zanette, também de Caxias do Sul, são as ameixas que estão dando fôlego enquanto a produção de peras e maçãs não chega no nível desejado. "Infelizmente, as outras frutas sofreram com o mau tempo. Mas, as ameixas estão em destaque e já colhemos 150 toneladas nessa temporada", calcula.

Os dois produtores participaram de missões empresariais organizadas pelo SEBRAE/RS e parceiros em 2010, a primeira, e em 2012 a segunda. De acordo com o diretor do SENAR/RS , Valmir Susin, vale lembrar que as instituições trabalham para dar oportunidades aos produtores no sentido de "abrir os horizontes, apresentar o que há demais atualizado em inovação e tecnologia, considerando que a competitividade de nossa produção rural merece sempre ser colocada na linha de frente para os consumidores", argumenta ele.

Susin é também presidente do Sindicato Rural de Caxias do Sul. Experiente nos temas sensíveis aos produtores, destaca que as soluções aprendidas nas missões a Israel em irrigação por gotejamento já são bastante difundidas, mas ainda não estão sendo amplamente usadas no Brasil. "A cada passo tecnológico incluído na produção de hortifrutis, por exemplo, existe um avanço de resultados em produtividade. A expressão `valor agregado’ é a que melhor define o que acontece para quem participa de ações oferecidas no programa Juntos para Competir, ação integrada no agronegócio, que reúne a FARSUL, o SENAR/RS e o SEBRAE/RS há oito anos no Estado", salienta o diretor do SENAR/RS .

Assessoria de Comunicação SENAR/RS
http://www.senar-rs.com.br

Matérias Relacionadas