Logo CNA

Jovens rurais elaboram planos de ação para um desafio da agropecuária de Santa Catarina
Cnaj sc 2web 0 734354002015150611721

Segundo encontro do CNA Jovem estadual aconteceu neste final de semana

23 de maio 2016
Por Senar

Iniciar a construção de planos de ação viáveis, que considerem, em particular, os aspectos de obtenção de recursos, compromissos e previsão/superação de obstáculos quando a liderança hierárquica não existe. Esta foi a finalidade da segunda fase de capacitação do programa CNA Jovem 2016 – etapa estadual, promovida nos dias 21 e 22 de maio, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), em Florianópolis.

A ação prepara jovens do meio rural de todo o País para impulsionar ainda mais o setor empresarial rural. Em Santa Catarina, participam 24 jovens de todas as regiões do território barriga-verde. Ao final do curso, os participantes apresentarão um plano de ação que envolva aspectos de liderança, voltado para um desafio da agropecuária do Estado. Após a capacitação, serão selecionados os três vencedores estaduais que se classificarão para integrar a etapa nacional, que acontecerá a partir do mês de julho, em Brasília.

De acordo com o presidente da Faesc e do Conselho Administrativo do SENAR/SC, José Zeferino Pedrozo, essas iniciativas fazem toda a diferença. “Estamos no caminho e preparamos as lideranças que impulsionarão o setor produtivo”, considerou. O presidente ressaltou que as novas lideranças ocuparão cargos e funções de destaque em suas comunidades, municípios e em instâncias maiores direcionadas, principalmente, ao agronegócio. “Esses jovens líderes rurais serão os verdadeiros sucessores das propriedades, pois já estão à frente do setor produtivo juntamente com seus familiares. Acreditamos na experiência dos que hoje lideram o agronegócio, porém necessitamos da força jovem nesse setor”.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enalteceu como benefício direto, os participantes construírem os planos de ação voltados para mitigação de desafios do agronegócio de sua região. “No que tange o SENAR temos todo o interesse de participar de forma efetiva na capacitação e orientação desses jovens comungando das diretrizes do sistema Faesc/SENAR”, ressaltou.

Turma participante do programa em Santa Catarina

Etapas

No primeiro encontro foi abordado o alinhamento das expectativas e da escolha do desafio. Foram repassadas informações sobre a contextualização da agropecuária no Brasil, no Estado e nas microrregiões pelos assessores técnicos do SENAR/SC, Olices Osmar Santini e Francisco Carlos Heiden. Na última parte do encontro, o médico veterinário e 1º vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri, relatou sua trajetória profissional no agronegócio e apresentou os desafios para ser um líder no setor.

Na segunda etapa foram discutidas as relações hierárquicas e não hierárquicas abordando a pessoa do líder, o desafio, a equipe e a chefia. Na sequência, os participantes iniciaram a construção do plano de ação. No domingo (22/5), os jovens tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e esclarecer dúvidas com Pedrozo. Para finalizar o professor Menegatti ministrou palestra sobre liderança.

A próxima etapa está prevista para 18 e 19 de junho. No terceiro encontro o destaque será a apresentação dos planos de ação. Cada jovem será avaliado individual e coletivamente. A avaliação considerará a participação e o cumprimento das instruções, a qualidade dos produtos entregues e a capacidade de liderança.

Assessoria de Comunicação SENAR/SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas