Logo CNA

Jataí, em Goiás, recebe Seminário do Projeto ABC Cerrado
B 0 0 0 10 images clipping 2016 01 janeiro abc cerrado jana tomazelliweb 0 383056002015150612461

27 de janeiro 2016
Por Senar

Com o objetivo de levar a produtores rurais do estado informações referentes ao Projeto ABC Cerrado , além de promover mobilização de produtores em relação à adesão ao Projeto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizam na terça-feira (2) o Seminário de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado, em Jataí. O evento acontecerá no Tatersal do Sindicato Rural da cidade, a partir das 19 horas.

Das temáticas tratadas, a programação inclui a apresentação do Projeto, a desmistificação dos conceitos e a aplicabilidade das tecnologias de baixa emissão de carbono, além das vantagens e resultados dessa aplicação. Das tecnologias a serem apresentadas e adotadas futuramente, o seminário trará esclarecimentos referentes ao Sistema Plantio Direto, à Recuperação de Pastagens Degradadas, à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e às Florestas Plantadas; tecnologias estas propostas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

Após a realização do seminário, o Senar Goiás será o responsável pela formação profissional dos produtores rurais do estado, bem como a capacitação de instrutores e técnicos de campo e a assistência técnica oferecida aos produtores, com foco nas quatro tecnologias citadas.

ABC Cerrado

Com recursos do Programa de Investimento em Florestas (FIP), administrados pelo Banco Mundial, o Projeto ABC Cerrado, parceria entre o Senar, o Mapa e a Embrapa, visa a produção sustentável em áreas já convertidas para uso agropecuário no bioma cerrado. Em si, o objetivo é disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e, além disso, fazer com que produtores rurais se sensibilizem e passem a investir em sua propriedade de forma a ter retorno econômico, mas sempre pensando na preservação ambiental.

O Projeto, como um todo, estrutura-se em três etapas: a primeira refere-se ao seminário de sensibilização. A segunda tem por base as capacitações, onde o Senar Goiás irá executar os cursos referentes às tecnologias do Plano ABC. Após a realização das capacitações, a terceira etapa caracteriza-se pela assistência técnica, onde os produtores que desejam implantar as tecnologias em sua propriedade terão assistência dos técnicos do Senar Goiás, capacitados pela Embrapa, durante um ano e meio.

Sete estados brasileiros, cujos domínios encontram-se sob o bioma cerrado, participam do projeto, sendo eles: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins, além do Distrito Federal. Porém, apenas Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso receberão a assistência técnica pelo período de 1 ano e meio. Do Senar Goiás, o técnico-adjunto Leonnardo Cruvinel ressalta a importância do seminário a capacitação em Goiás.

“Fomentar uma produção mais sustentável imprescindível, então, quando se trabalha com as quatro tecnologias há uma intensificação da produção com a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, o que é o intuito do Projeto: proporcionar capacitação e assistência técnica para promover mais produção, mais renda e menos poluição”, acrescenta Leonnardo.

Para fazer a pré-inscrição para as capacitações do Projeto ABC Cerrado, acesse: https://abcsenar.wordpress.com/

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG/SENAR-GO
www.sistemafaeg.com.br