Logo CNA

IPEA alerta instituições internacionais para impacto do tabelamento do frete na alta de preços de alimentos
Greve caminhoneiros1 0 984208002015362957031

30 de agosto 2018
Por CNA

Por: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) alerta a comunidade internacional sobre os desdobramentos do tabelamento de fretes na alta dos preços dos alimentos no Brasil. O estudo “ Why have food products caused the June 2018 Consumer Price Index increase to be the largest since 1995? ” foi encaminhado às instituições internacionais envolvidas e/ou interessadas nos temas de produção agropecuária, segurança alimentar, agricultura familiar, dentre outros. O estudo, disponível no site do IPEA, foi encaminhado também para instituições internacionais que financiam, no Brasil, projetos relacionados ao desenvolvimento da atividade agropecuária brasileira, à geração de renda no campo e ao empreendedorismo no meio rural.

O estudo mostra o salto de 2,86% para 4,39% na inflação brasileira (IPCA-12 meses) derivado da greve dos caminhoneiros e do tabelamento de preços dos fretes. O IPEA alerta a comunidade internacional que o tabelamento de fretes tem aumentado os custos da atividade agropecuária no Brasil o que tem trazido consequências perversas para a sociedade e especialmente para a população mais pobre que dispende a maior parte de sua renda com a aquisição de alimentos.

O estudo do IPEA está disponível aqui.
http://www.ipea.gov.br/cartadeconjuntura/wp-content/uploads/2018/08/180829_cc_40_nt_food_ing.pdf

Sua versão em português “Por que os alimentos levaram o IPCA de junho de 2018 à maior alta desde 1998?” já havia sido divulgada em julho pelo IPEA e também está disponível no site da instituição. Para acessá-lo clique aqui.

Matérias Relacionadas