Logo CNA

Instrutores do SENAR recebem treinamento em gestão da propriedade e custos de produção
Img 9281web 0 883686002015150611141

Capacitação acontece esta semana e faz parte do projeto Campo Futuro, do Sistema CNA/SENAR

8 de agosto 2016
Por CNA

Gestão de custos e planejamento da propriedade rural, Derivativos Agropecuários e Seguro Rural são temas da capacitação que começou nesta segunda-feira (8) e vai preparar 22 instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para atuarem no Campo Futuro. O projeto é uma parceria do SENAR com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para levar ao produtor rural conhecimento sobre os temas para que aprendam, de forma prática, a elaborar o orçamento e o custo de produção de sua propriedade.

Josias Ribeiro

São profissionais de Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Para alguns instrutores, esse é o primeiro contato com o projeto. “A intenção é avaliarmos onde o Campo Futuro poderá ser aplicado, se vamos atender grupos de produtores por cadeia, por exemplo. A demanda existe e a capacitação está sendo importante para nos prepararmos para atendê-la,” conta Josias Ribeiro, do Paraná.

“O Projeto Campo Futuro alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para administração de riscos e preços, de custos e de produção na propriedade rural. Após esta atualização de conteúdo, os instrutores do SENAR terão condições de retornar aos estados e transmitirem aos produtores rurais os conhecimentos adquiridos ao longo desta semana”, explica o coordenador do Núcleo Econômico da Superintendência Técnica (SUT) da CNA, Renato Conchon.

A capacitação tem 40 horas-aula e está dividida em três módulos: Gestão da Propriedade, que vai abordar o conceito básico de custo de produção e análise de indicadores técnicos e econômicos das principais atividades agropecuárias, o diagnóstico e método de gerenciamento PDCA (planejar, executar, verificar e atuar) e a análise crítica dos resultados; Seguro Rural com conceitos básicos, Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e opções de contratação; e Mercado Futuro e de Opções, que tratará de contratos futuros, ajustes diários, cotações da bolsa e sua função, liquidação de contratos, volatilidade dos preços das commodities e operações nos mercados futuros de grãos, café e boi gordo, conceitos e classificações das opções, propriedades das opções sobre futuro e fatores que influenciam o prêmio das opções.

Fabiano Taveira

Na avaliação do instrutor Fabiano Taveira, do SENAR Mato Grosso, o Campo Futuro vai disponibilizar ferramentas para o produtor investir na produção com qualidade. “Esse tipo de informação é importante para qualquer produtor em qualquer lugar do Brasil, desde que atenda os produtos futuros. Os mercados estão abrindo espaço e opções para produção em grandes lavouras como soja, milho e algodão. O pequeno produtor, por exemplo, que está iniciando, precisa conhecer as vantagens de investir nessas culturas e para isso, tem que ter acesso a essas informações que o Campo Futuro oferece tanto quanto o médio ou grande produtor,” acredita.

Fernando Luz

Para o analista técnico do SENAR Rio Grande do Sul, Fernando Luz, o Campo Futuro é um passo mais longo que o produtor pode dar, depois de iniciar seu negócio. “O produtor já dá o primeiro passo e o Campo Futuro irá proporcionar a ele ferramentas que o auxilie a alcançar um nível mais elevado na produção com a gestão dos custos.”

Além da capacitação ofertada pelo o SENAR, o projeto Campo Futuro acompanha e fornece ao produtor rural os custos de produção de 24 produtos: algodão, arroz, aves, banana, cacau, café, cana de açúcar, caprinos, feijão, florestas, laranja, maçã, mamão, manga, milho, ovinos, pecuária de corte, pecuária de leite, peixes, seringueira, soja, suínos, trigo e uva. A meta para este ano é capacitar 500 produtores rurais.

Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte