Logo CNA

Minas Gerais

Instrutores do SENAR MINAS são capacitados para novo Programa de Enfrentamento do Uso Abusivo de Álcool e Drogas

21 de maio 2019

Por: SENAR MINAS

Entre os dias 16 e 17 acontece a capacitação de instrutores do Senar Minas para o Programa de Enfrentamento do Uso Abusivo de Álcool e Drogas, que será gerido pela Coordenadoria de promoção Social da entidade. O Programa teve início na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, com o nome de Galera Curtição. Em Minas Gerais, o programa piloto será na cidade de Luz , em quatro escolas, com duração de oito meses.

A ideia do Programa é, a partir do protagonismo juvenil, poder trabalhar com todas as vulnerabilidades da juventude e que possa despertar no adolescente de zona rural esse espírito de protagonista. “Eles podem mudar a realidade das escolas e da comunidade onde estão inseridos, então hoje a gente está apresentando para os instrutores, que vão multiplicar essa estratégia nos territórios que terão essa metodologia será aplicada”, disse uma das idealizadoras do Programa Galera Curtição, Jaqueline Machado.

Junto a Jaqueline, também vieram capacitar os instrutores Douglas Stocco e Kelly Portolan, da GT4 Comunicação, empresa que desenvolve o programa no Sul do país. Michelle Camila Ferreira, analista técnica da Promoção Social, e Mírian Rocha, coordenadora pedagógica do Senar Minas , também companharam as atividades, que contaram com a presença de 11 instrutores.

A instrutora Solange Regina Palmeira diz que entrou na entidade para trabalhar especificamente com jovens, com que atua em diversos programas e cursos. “Para mim é uma grata satisfação ver isso acontecendo. Eu acho que o Galera Curtição vem somar a tudo que o Senar Minas já vem fazendo e, realmente, aumentar o número de jovens atingidos”, disse.

“Trabalhar com adolescentes, trazer assuntos tão importantes que podem resultar em melhoria de vida, melhoria de perspectiva para o jovem. Isso me deixa bastante envaidecido. Por ter uma adolescente em casa, esse Programa me acrescenta, não só profissionalmente, quanto pessoalmente também. A gente espera levar esse modelo para todo o estado e trabalhar com esses jovens vai ser motivador para o Senar Minas ”, opinou o gerente da regional de Patos de Minas - que abrange o município de Luz -, Sérgio Carvalho.

Com esse Programa, o jovem deixa de ser apenas ouvinte e passa a ter um papel de protagonista, sendo ele a ditar as normas e olhar para a comunidade e, a partir dele, a transformação. O slogan de transformação, que é dito o tempo todo, é a base do que os instrutores estão passando durante esse período de capacitação.

“O caminho é o diálogo e motivação, precisamos motivar os alunos. Minha expectativa é poder fazer algo a mais do que a gente tem feito hoje. Eu sou professor e o que eu mais sofro é ver essa juventude de hoje sem perspectiva. O programa traz duas coisas extremamente interessantes: dar aos nossos alunos uma perspectiva de vida melhor e saber que está nas mãos deles essa possibilidade de mudança e transformação”, comentou o instrutor Luiz Roberto Menezes, que atua no Programa Esporte na Escola.