11/04/2016

Instrutores do SENAR Amazonas participam de treinamento sobre comunicação e oratória

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promoveu o treinamento Comunicação e Oratória para os instrutores credenciados do SENAR Amazonas nos dias 4 e 6 de abril, em Manaus (AM). A capacitação teve como objetivo desenvolver habilidades para organizar o pensamento, formular ideias, se expressar claramente e de maneira correta.

Durante os três dias de treinamento foram trabalhados conteúdos como clientela, estratégias de ação, comunicação verbal/ não verbal, gestos e posturas e marketing pessoal, entre outros.

De acordo com o palestrante e instrutor de oratória do SENAR Central, Ricardo Dornas, é preciso fazer com que o instrutor consiga passar todo o aprendizado de maneira clara e objetiva para os produtores rurais, para que eles consigam implementar novas técnicas e com isso melhorar a qualidade de vida. “O objetivo deste treinamento é melhorar este fluxo de informação, desde o participante até o produtor rural”, frisou.

Ele ainda ressaltou que as dificuldades dos instrutores de todos os estados é a parte didática. "Eles sabem trabalhar, têm o conhecimento, mas falta o objetivo final de transformar o produtor rural. A ideia é fazer com que o produtor seja transformado e, com isso, melhorar a capacidade do instrutor de transmitir o conhecimento adquirido".

A instrutora do SENAR Amazonas, Mila Tavares, destacou que todo aprendizado adquirido no treinamento é de extrema importância para o seu desempenho no campo. “Esse curso é muito importante. Já que nós somos instrutores, precisamos de uma boa comunicação para passar as informações de maneira fácil para os produtores rurais”.

Segundo o participante Victor Guzmán o curso é indispensável para instrutores de qualquer instituição, já que o cliente final vai ter a qualidade de transmissão de conhecimento, que facilitará muito o aprendizado para alunos e produtores. “O treinamento superou as expectativas e teve uma qualidade bem alta. Obviamente que nós vamos buscar aprimorar. Isso vai depender de cada um e acredito que temos que buscar mais conhecimento”, disse. Ele também enfatizou a questão da postura, que representa muito na transmissão de qualquer conhecimento que será transmitido. "Sem postura, o palestrante perde aquela atenção necessária para sua oratória.

O encerramento contou com a participação da equipe do Sistema FAEA/SENAR Amazonas e teve a entrega dos certificados do treinamento para os participantes.

Assessoria de Comunicação SENAR Amazonas
www.senar-am.org.br

Veja também