Logo CNA

Mato Grosso

Instituto AgriHub lança edital para selecionar prestadora de serviços meteorológicos em MT
Foto 210715 142316

15 de julho 2021

Por: Ascom Famato

O Instituto AgriHub deu mais um grande passo no projeto da Rede de Inovação e Investigação Meteorológica Mato-Grossense (RIIMMT). Na quarta-feira (14/07) foi aberto o edital para seleção da empresa prestadora de serviços de previsão e análise de chuvas em tempo real com radar banda X. O edital ficará disponível até o dia 30/07/2021.

O investimento vai viabilizar a implantação, operacionalização e manutenção do radar meteorológico que deve ser instalado na região do município de Alto Garças, localizado a aproximadamente 360 km da capital mato-grossense. A região foi selecionada por abrigar um grande núcleo de sementeiros.

Segundo o diretor executivo do Instituto AgriHub Otávio Celidonio, a seleção da empresa deve acontecer no dia 6 de agosto de 2021 por meio de um leilão de preço mínimo, no formato carta fechada, criando uma disputa pelo preço do serviço sendo que o menor valor ganhará a concorrência.

Na disputa, além do preço, a empresa deve ter a técnica. “Será uma disputa de preço e técnica. Vamos avaliar a qualidade da plataforma e dos serviços. Sabemos que um dos maiores desafios dos produtores será vencer os efeitos implacáveis das mudanças climáticas nas lavouras. Então, essas previsões são fundamentais na tomada de decisão para garantir uma boa safra”, afirmou Celidonio.

A vencedora passará por um programa de avaliação da qualidade do serviço durante toda a vigência do contrato. Receberá pagamentos mensais com bonificações ou descontos, de acordo com os critérios de desempenho técnico. Serão avaliados: a precisão no alerta de nowcasting, o volume acumulado de chuva diária de 30 km a 60 km de distância do radar, a operacionalidade do radar, entre outros.

A empresa selecionada precisará integrar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), constituída pelo Instituto AgriHub. Após a integração, a contratada receberá R$ 600 mil para aquisição do equipamento, que deve estar de acordo com as normas e requisitos do Termo de Referência.

Na sequência, a prestadora de serviço deverá apresentar um cronograma técnico, em até 30 dias corridos, contendo a previsão mínima para a aquisição e início da operação do radar em até 180 dias a partir da assinatura do contrato.

O prazo de vigência do contrato de prestação de serviço será de no mínimo 24 meses, a contar da data de início da operação do radar. Podendo ser renovado automaticamente ou encerrado prematuramente segundo os critérios exigidos no documento.

Com os serviços de monitoramento por meio de radar será possível uma visualização precisa e em tempo real das formações e deslocamento das nuvens, melhorando a previsão de chuva em curto prazo, ou seja, a mesma metodologia utilizada nas corridas de Fórmula 1 – Nowcasting. Também será possível avaliar a estimativa do volume acumulado de chuvas e fenômenos meteorológicos em um raio de abrangência de 60 km do radar.

Acesse o site da Rede de Inovação e Investigação Meteorológica Mato-grossense (RIIMMT) e confira tudo sobre o edital e as principais vantagens do radar na agricultura: http://agrihub.com.br/riimmt/ .

Matérias Relacionadas