Logo CNA

INAES e SENAR Nacional capacitam técnicos para Programa Leite Saudável em Minas Gerais
Leites mg 0 721871002015150611231

Treinamento será realizado até o dia 5 de agosto com 20 profissionais

25 de julho 2016
Por Senar

Teve início hoje (25/7), na sede do Sistema FAEMG, em Belo Horizonte, a capacitação de técnicos que prestarão assistência técnica a produtores mineiros pelo programa nacional Leite Saudável. Até 5 de agosto, 20 profissionais selecionados pelo INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo), participam do treinamento em Assistência Técnica e Gerencial - ATeG, conforme metodologia e procedimentos determinados pelo SENAR Nacional. A capacitação ainda contará com uma visita técnica a uma fazenda atendida pelo Programa Balde Cheio e um treinamento no software do programa.

A Assistência Técnica é um dos sete eixos do programa e constitui serviço de orientação aos produtores rurais, de caráter continuado, que receberão visitas mensais de técnicos, que farão supervisão das propriedades e elaborarão um cronograma de capacitação voltado ao trabalhador da cadeia de leite.

Segundo a analista do INAES, Thyara Ribeiro, haverá ainda atualização técnica para os transportadores e um ciclo de capacitação para os operadores dos laticínios: “Todas essas ações têm por objetivo o fortalecimento da cadeia do leite no nosso estado, bem como melhorar cada vez mais a produtividade e a qualidade do leite, ampliando assim a renda do produtor”.

Leite Saudável

O Programa Leite Saudável, lançado em 2015 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, tem como objetivo a melhoria da qualidade, da produtividade e da competitividade do leite através do desenvolvimento da assistência técnica, melhoramento genético e boas práticas agropecuárias para o aumento da renda e ascensão social dos produtores rurais.

O Programa tem como público-alvo 80 mil produtores de leite das classes C, D e E, presentes nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os cinco estados representam 72,6% da produção nacional (466 municípios).

Em Minas Gerais, o programa atenderá os produtores das mesorregiões do Noroeste, Central, Sul de Minas e Zona da Mata, em 50 municípios (mapa abaixo).

Assessoria de Comunicação SENAR Minas
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas