Logo CNA

Hortifruti Legal: Dia de Campo apresenta novas variedades de mandioca e boas práticas de cultivo
8652 mandioca site 0 331609002015150612011

O encontro está marcado para 08 de abril, na Chácara São Bento, em Figueirão

5 de abril 2016
Por Senar

Novas cultivares de mandioca, boas prática para colheita, beneficiamento e processamento da raiz serão alguns dos assuntos apresentados durante o Dia de Campo ATeG Hortifruti Legal, programa de Assistência Técnica e Gerencial desenvolvido pelo SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS, que é realizador da ação junto ao Sindicato Rural de Figueirão. O encontro está marcado para 08 de abril, às 8 horas, na Chácara São Bento, em Figueirão.

A ação pretende oferecer aos produtores rurais e estudantes formas de diversificar a produção de mandioca no giro tecnológico. “O público presente terá a possibilidade de conhecer variedades de mandioca destinadas à mesa e também para a produção de farinha. A proposta é mostrar a importância da utilização da variedade mais indicada para a finalidade correta, como em produtividade, vigor e melhores preços no momento da venda”, explica.

Para o presidente do Sindicato Rural de Figueirão, Sérgio Luiz Faria, a prioridade do Dia de Campo é mostrar os resultados satisfatórios obtidos em dois anos de programa no município. “Antes não tínhamos assistência técnica e, desde então, os pequenos produtores aumentaram sua produção, utilizando o mesmo espaço de antes, além de poder contar com o apoio na hora da venda dos hortifrútis”, ressalta.

A estimativa é que cerca de 250 pessoas participem da iniciativa, com presença confirmada dos municípios de Camapuã, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e Ribas do Rio Pardo. A iniciativa conta com o apoio da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e a Embrapa Agropecuária Oeste – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, de Dourados.

De acordo com o técnico do SENAR/MS, José Loretto, na região são atendidos 30 produtores rurais que permitiram a entrada de novas culturas e que já se beneficiam com a diversificação. “Após o acompanhamento dos técnicos e as capacitações, os criadores de gado (corte e leite) diversificaram o cultivo com banana, limão, abacaxi, melancia e mandioca e potencializaram a qualidade dos produtos, facilitando até mesmo a aceitação do mercado”, comenta.

No Dia de Campo também serão preparadas receitas à base de mandioca, pela Associação Broto Frutos.

Hortifruti Legal nos municípios

Atualmente, no estado, o programa atende 276 produtores rurais em 10 municípios. Após as solicitações dos sindicatos rurais, os municípios de Ivinhema, Maracaju e Ponta Porã, Anaurilandia, Nova Andradina e Rio Brilhante também serão atendidos pelo Hortifruti Legal em 2016.

A iniciativa é uma das linhas de atuação da metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/MS que objetiva desenvolver um programa de produção assistida, oferecendo aos participantes soluções para problemas técnicos de produção, mercado e industrialização.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas