Logo CNA

Guias do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebem treinamento do SENAR Minas
20160629142150 fileid turismo turma interna 0 374654002015150611401

Os jovens beneficiados com o curso vão acompanhar os turistas em passeios de exploração do Parque

29 de junho 2016
Por Senar

Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Januária e o SENAR Minas, 11 jovens que vão atuar como guias turísticos no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu receberam treinamento onde vão exercer o trabalho. O curso foi ministrado pela turismóloga e instrutora Gal Bernardo, na própria unidade de conservação.

O Parque tem 56.500 metros quadrados de área, abriga cerca de 140 cavernas, 80 sítios arqueológicos, pinturas rupestres, animais e aves raras, além de uma tribo indígena. O parque guarda evidências humanas que datam de 11 mil anos atrás e uma das grandes atrações do local é a famosa gruta do Janelão.

A previsão é de que até o fim do primeiro semestre deste ano as obras do projeto turístico sejam concluídas. O referido projeto contará com centros de apoio aos turistas, com lanchonetes e escadas de madeira que levam a lugares que são verdadeiras obras-primas da natureza.

Os jovens beneficiados com o curso vão acompanhar os turistas em passeios de exploração do Parque, em um sistema de revezamento de trabalho. Eles farão parte da Associação de Condutores do Parque, que administra e faz as contratações dos passeios.

Importância do Treinamento

Segundo a presidente da Associação dos Condutores do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Késcia Dourado Madureira, o curso foi de suma importância para todo o grupo; uma vez que “oportunizou aos participantes novos horizontes para o trabalho de guia e um novo olhar para compreender como conduzir uma pessoa ou um grupo dentro do Parque e a outros locais turísticos. Teve um conteúdo muito bem definido atingindo de fato o interesse dos participantes”.

Nas palavras da presidente, o curso veio complementar o saber de cada participante com relação ao Parque e ao seu município, orientando-os quanto ao contexto, modo de agir, postura do condutor, segurança ao guiar e a liderança que o mesmo deve exercer em seu trabalho de condução.

“Acredito que o treinamento foi bastante objetivo, focando os principais pontos, como ser um bom condutor ambiental. Foi dada ênfase na importância do trabalho do condutor, atividade que a cada dia vem crescendo e se inovando”. Ainda segundo Késcia, os guias vão utilizar com responsabilidade toda informação repassada, buscando a melhoria no trabalho para assim atender as expectativas dos visitantes.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas