Logo CNA

Grupo de trabalho debate ações para melhoria da saúde no campo
Img 3352 abre 0 74059100 1515060981

Técnicos do SENAR vão se reunir periodicamente para propor estratégias e ações de melhoria. Esta semana, o debate ocorreu em Brasília

23 de fevereiro 2017
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) quer alavancar as ações de saúde no campo em 2017 e, para isso, criou um grupo de trabalho com representantes das Administrações Regionais das cinco regiões do País. O grupo, composto por representantes do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, São Paulo e Santa Catarina, reuniu-se pela primeira vez nesta quinta-feira (23), em Brasília.

“É uma satisfação reunir o primeiro GT de Saúde do SENAR. Sua criação foi definida durante nosso encontro de Promoção Social ano passado e a ideia é que seja um comitê consultivo para definir as ações da área da saúde no SENAR”, explica Andrea Barbosa, chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) no SENAR Brasil.

Andrea Barbosa, chefe do DEPPS.

Os técnicos das Regionais pontuaram as ações desenvolvidas nos estados e apontaram os principais problemas que enfrentam para atender o público rural. No Maranhão, por exemplo, a procura por atendimento nos programas de Saúde do Homem e da Mulher é grande, mas falta uma parceria eficaz na área da saúde do homem, de acordo com a gestora de Promoção Social do SENAR Maranhão, Yolanda Gomes.

“O Maranhão é um estado pobre e a carência por ações como as que realizamos é muito grande, principalmente porque é campeão em número de casos de câncer de pênis e de próstata. Porém, para este ano, vamos reformular algumas ações e retomar o Saúde do Homem buscando uma parceria mais sólida com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Tenho certeza que com esse grupo vamos conseguir mudar para melhor muitas ações que o SENAR realiza na área da saúde rural.”

Apesar de vivenciar uma realidade diferente no Sudeste do País, o coordenador do programa Promovendo Saúde no Campo do SENAR São Paulo, Roberto de Almeida Duarte, que também é médico, afirma que enfrenta problemas para promover ações no estado por questões que vão desde a ausência de saneamento básico nas localidades rurais até a acuidade visual (capacidade do olho de perceber a forma e o contorno dos objetos). Ele defende que um dos focos do SENAR para 2017 seja a educação em saúde. “A educação em saúde é que vai trazer o resultado de tudo que estamos falando aqui hoje, porque não adianta fazer tratamento nas pessoas ou buscar outras formas sem você criar um processo de educação em saúde. Quando falamos de orientar e explicar, fazer com que a pessoa tenha conhecimento das patologias e doenças que possa ter, nós estamos fazendo educação. E essa é que é a educação com resultado porque a pessoa aprende a se prevenir e a ter autocuidado.”

Roberto Duarte, coordenador do programa Promovendo o Homem no Campo.

No Amazonas, as ações em saúde são poucas e a procura se restringe à alimentação alternativa para aproveitamento dos alimentos, afirma Rafaely Lameira, do SENAR Amazonas. “A população local tem particularidades que muitas vezes dificultam a realização de ações de promoção social. O marido que não aceita a esposa ser examinada por outro homem no programa Saúde da Mulher, por exemplo, e o próprio homem que também não entende a necessidade de se cuidar e realizar os exames. Por isso, vim para esse encontro para aprender e absorver tudo que as demais Regionais fazem nos estados, porque a ideia do SENAR Amazonas é iniciar este ano as ações de promoção da saúde no estado.”

A pauta de trabalho do grupo tratou da elaboração de material e compartilhamento de experiências, como observa a coordenadora de Projetos e Programas na Área da Saúde, Deimiluce Fontes Coaracy. “A ideia é que o grupo de trabalho analise materiais, elabore documentos estratégicos e metodológicos e sugira estratégias que serão compartilhadas entre os estados para promoção da saúde.” Além da parte técnica de elaboração de material, Deimiluce acrescenta que o grupo vai ser uma ferramenta importante para atender os interesses do público rural. “Nosso foco será levar para o campo não apenas consultas e exames, mas as políticas públicas disponíveis, prestando serviço de utilidade pública. Se conseguirmos fazer isso, já será um grande avanço na área de saúde preventiva.”

Deimiluce Coaracy, coordenadora de Projetos e Programas na Área da Saúde Rural.

Após a reunião, as propostas serão encaminhadas para a Secretaria Executiva do SENAR como sugestões para a área da saúde rural em 2017.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas